Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Errar sem culpa

Para criadora de rede de hotéis, profissional não pode se sentir diminuído porque falhou

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Chieko Aoki é presidente da rede de Blue Tree Hotels, rede hoteleira que criou em 1997. A executiva explica que a marca surgiu pela identificação de oportunidade para hotéis de quatro estrelas.

Chieko, que nasceu no Japão e se naturalizou brasileira, diz que os gestores têm que incentivar um ambiente em que erros devem ser corrigidos, mas em que os profissionais que falharam não se sintam culpados ou diminuídos. Em visita ao país de origem, a executiva conversou, por e-mail, com a Folha.

-

Folha - Qual o maior desafio de estar à frente de um grupo?
Chieko Aoki - Acredito que o maior deles é conquistar e manter um time de profissionais que saiba trabalhar em conjunto, valorizando os talentos e as competências de cada um. Só assim conseguimos atingir os nossos objetivos, que impulsionam o crescimento sólido da rede.

Como motivar a equipe?
Em uma realidade em que cada vez está mais difícil reter profissionais, oferecemos uma política de benefícios competitiva com o mercado. Porém, acreditamos que não é apenas a questão salarial que deva ser levada em conta. Os benefícios do aprendizado profissional são patrimônio para a vida. A empresa deve ser responsável pela politica de pessoas, pois influencia o bem mais valioso do mundo: o destino das pessoas.

Como dizer a um funcionário ou a um grupo que ele falhou?
É importante identificar o erro, assim como a forma que aquela demanda poderia ter sido resolvida. Porém, mais importante é ter um ambiente em que isso ocorra sem que o profissional sinta-se culpado. (TALITA FERNANDES)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página