Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rio de Janeiro

Obra do Berço
(rua Cícero Góes Monteiro, 19, Lagoa)
Maternidade e instituição beneficente, foi a primeira edificação projetada por Niemeyer, em 1937.

Palácio Gustavo Capanema
(avenida Graça Aranha, s/nº, centro)
Marco da arquitetura moderna, o prédio foi projetado em 1936 para abrigar o Ministério da Educação e Saúde Pública. Niemeyer participou da equipe do projeto, em que se destacava o arquiteto Lucio Costa (1902-1998). O arquiteto suíço Le Corbusier (1887-1965) foi o consultor do projeto.

Casa das Canoas
(estrada das Canoas, 2.310, São Conrado)
Projetada em 1952 por Niemeyer para morar com a família, a casa incorpora elementos da natureza, como uma rocha que parte da piscina e atravessa a sala do pavimento superior. A casa, cercada pela mata densa, acompanha os desníveis do terreno.

Hospital da Lagoa
(rua Jardim Botânico, 501, Jardim Botânico)
Parceria com o arquiteto Hélio Uchôa, foi projetado em 1952. Tem como características os pilares em forma de "V" e a fachada colorida.

Sambódromo
(avenida Marquês de Sapucaí, s/nº, centro)
Foi projetado em 1983 a pedido do antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), então vice-governador pelo PDT. Já no ano seguinte abrigou os desfiles das escolas de samba, que desde então ocorrem ali. Durante o ano, os camarotes viram salas de aulas. A pista tem 700 metros de extensão.

Sede do Banco Boavista
(praça Pio 10, 118, Candelária)
Projetado em 1946, é uma típica edificação do Niemeyer antenado com a arquitetura moderna dos anos 40. O prédio tem espaços abertos por pilotis e colunas. Abrigou, de 1948 a 1952, a primeira sede do Museu de Arte Moderna do Rio.

Residência do arquiteto
(rua Carvalho de Azevedo, 96, Lagoa)
A casa de dois pavimentos ligados por rampa tem vista para a lagoa Rodrigo de Freitas, as montanhas da floresta da Tijuca e a pedra da Gávea. Fica no alto de uma encosta da área conhecida como Fonte da Saudade. Niemeyer morou nela até 1952. Projetou-a dez anos antes.

Sede da Fundação Getúlio Vargas
(praia de Botafogo, 190)
O projeto completou 50 anos em 2005. O edifício fica em frente à enseada de Botafogo. A FGV usa como símbolo a letra "V", pilar da sede projetada por Niemeyer

Cieps
(Centros Integrados de Educação Pública)
Idealizados pelo então vice-governador Darcy Ribeiro (1922-1997) e projetados por Niemeyer em 1984, os Cieps eram a prioridade das gestões de Leonel Brizola. São construções idênticas de dois pavimentos, com salas de aula, biblioteca, ginásio e piscina. Foram construídos 506 em todo o Estado.

Sesc Copacabana
(r. Domingos Ferreiras, 160, Copacabana)
O prédio que Niemeyer projetou em 1982 é um importante polo cultural do bairro mais conhecido do Rio. A um quarteirão da praia, nele funcionam um teatro de arena para 280 pessoas, um hotel e uma sala para debates, mostras de vídeo e oficinas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página