Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Minas Gerais

Pampulha (1940), em Belo Horizonte
O complexo da Pampulha foi construído em torno de uma lagoa artificial, em Belo Horizonte, por encomenda de Juscelino Kubitschek, então prefeito. Composto por quatro edifícios, o Yacht Club, o Cassino (hoje Museu da Pampulha), a igreja de São Francisco de Assis e a Casa de Baile, o conjunto contém praticamente todo o vocabulário que Niemeyer desenvolveu em sua carreira. Inaugurados em 1943, os edifícios da Pampulha também contêm parcerias recorrentes em Niemeyer, tais como os jardins de Burle Marx e a pintura de Portinari. Uma marca do conjunto é "o jogo inesperado de retas e curvas", como definiu o arquiteto.

Grande Hotel de Ouro Preto (MG)
Projeto polêmico, de 1938-1939, realizado após seleção organizada pelo governo de Minas Gerais. Em meio à cidade barroca de Ouro Preto, Niemeyer decidiu construir um prédio de linhas modernistas, que destoa do projeto neocolonial do arquiteto Carlos Leão, que também havia participado do concurso.

Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte
Inaugurada em 2006, a obra custou cerca de R$ 1,7 bilhão, reúne as secretarias de Estado, órgãos ligados a elas e o palácio do governo, em uma área de 804 mil m². O palácio tem um vão livre de 147 metros de extensão por 17 metros de largura.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página