Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O lustre de 10 mil cristais

Peça decora entrada de um dos cartões-postais paulistanos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A maioria das pessoas entra no edifício Banespa por causa da vista da cidade no último andar, mas nem precisa subir para ver algo que valha a visita. Já no térreo, no hall, ele oferece um ponto turístico: um lustre com 13 m de altura -o que equivale a um prédio de três andares.

É só seguir as máquinas fotográficas. Elas estarão apontadas para o alto. As pessoas que esperam a autorização para a entrada no prédio começam a tirar fotos da peça ali mesmo, da fila.

Os chineses, turistas notoriamente mais empolgados, saem da fila, ficam abaixo da luminária e fazem registros de todas as posições, alternando-se para aparecerem em ângulos estranhos (eles e o lustre).

A gigante luminária pesa uma tonelada e tem mais de 10 mil pingentes de cristais, que se encaixam delicadamente. Ademir Victoratto, 62, é um especialista. Sua família trabalha na área desde 1929. Ele diz que a peça deve ser importada e ter cerca de 60 anos. "Uma luminária dessas hoje custaria cerca de R$ 45 mil", avalia Victoratto.

São também 150 lâmpadas. Mas quantas pessoas são necessárias para trocar uma lâmpada? Não muitas, aparentemente.

"Você precisa de um andaime e dez ou mais pessoas para manutenção e reforma de um lustre desse porte, mas para trocar uma lâmpada só uma pessoa é suficiente", afirma Fabiano Ferreira, da loja Brasilustres.

A empresa fez a última grande restauração do conjunto todo há 20 anos.

Dizem que ele tem o formato do prédio de cabeça para baixo. Mas, vá lá, é complexo enxergar o edifício nele. De primeira, parece só um lustre gigante mesmo, só que com todo seu charme de cristal encaixado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página