Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Perfeito em casa, Alonso vence e busca consistência

F-1 Espanhol diminui em 13 pontos a vantagem de Vettel no Mundial

GP da Espanha

1º F. Alonso 1h39min16s596
2º K. Raikkonen a 9s338
3º F. Massa a 26s049

-

TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

Fernando Alonso cumpriu sua promessa e fez a alegria dos 94.831 torcedores que pintaram de vermelho as arquibancadas do Circuito da Catalunha, em Barcelona.

Mais que isso, fez história. Ao vencer o GP da Espanha, ontem, após se classificar no quinto posto, tornou-se o piloto com a pior colocação no grid a vencer na pista catalã.

"Voltar a ganhar uma corrida em casa é uma sensação incrível. Não importa quantas vezes você o faça, é como se fosse sempre a primeira vez", afirmou o ferrarista, que, apesar de ter vencido em Valencia, em 2012, no chamado GP da Europa, só havia ganhado em Barcelona em 2006, ainda pela Renault.

Mas não foi apenas o fato de ganhar diante de sua torcida que fez Alonso festejar.

Com a segunda vitória em cinco corridas disputadas nesta temporada da F-1, o espanhol subiu de quarto para terceiro na classificação do Mundial e viu sua desvantagem para Sebastian Vettel, que ainda lidera o campeonato, apesar de ter chegado no quarto lugar ontem, diminuir de 30 para 17 pontos.

A segunda posição em Barcelona ficou com Kimi Raikkonen, da Lotus, que agora está só quatro pontos atrás de Vettel. Companheiro de Alonso, Felipe Massa completou o pódio na terceira colocação.

"Claro que mais uma vitória nos dá ânimo, mas não muda nosso jeito de encarar o campeonato, pois ainda é muito cedo", disse Alonso.

"O que precisamos agora é emendar uma sequência de pelo menos uns cinco bons resultados, pois sabemos que a consistência será fundamental para ganhar o título. Temos que ter um programa de desenvolvimento agressivo para as próximas etapas."

Para chegar ao 32º triunfo da carreira, que o colocou como o quarto piloto mais vitorioso da F-1 atrás apenas de Michael Schumacher (91 vitórias), Alain Prost (51) e Ayrton Senna (41), Alonso teve bastante trabalho ontem.

Partindo do quinto posto do grid, superou Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton na largada. Com uma estratégia agressiva, fez seu primeiro pit stop na nona volta e ganhou a posição de Sebastian Vettel nos boxes. O mesmo ocorreu com o pole, Nico Rosberg.

Na 13ª volta, já liderava a corrida para delírio dos fãs.

"Sabia que alguns de nossos maiores rivais pela vitória, como o Kimi, fariam uma estratégia de uma parada a menos. Era importante ganhar o máximo de lugares possíveis no começo e, depois dos meus pits, fazer quatro miniclassificações", disse ele, que cumpriu o plano e não teve a vitória ameaçada em nenhum momento.

"Foi tudo perfeito. Espero que não tenha sido a última."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página