Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva faz ruir cobertura de estádio da Copa

2013/2014 Incidente na Fonte Nova, onde o Brasil enfrentará a Itália, ocorre a 19 dias da Copa das Confederações

MÁRIO BITTENCOURT COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A 19 dias do início da Copa das Confederações, parte da cobertura da Fonte Nova, um dos estádios que serão usados no evento, desabou na manhã de ontem por causa da chuva forte em Salvador.

A arena, que custou R$ 689,4 milhões e foi reaberta no dia 7 de abril, receberá três jogos da Copa das Confederações em junho e será sede de partidas da Copa-2014.

O problema ocorreu no mesmo dia em que a Fifa assumiu a administração dos seis estádios que sediarão jogos da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho.

A cobertura cedeu por causa do acúmulo de água no setor leste do estádio, em um dos 36 painéis que formam a membrana que cobre a arena. Funcionários usaram baldes para retirar a água.

O consórcio que gerencia a Fonte Nova, formado por OAS e Odebrecht, disse que o problema foi "atípico", causado por falha humana, e "jamais ocorreria" em eventos.

Em entrevista à afiliada da TV Record, o governador Jaques Wagner (PT) disse, ao ver imagens do estrago, que "não é para acumular água" e que "aquilo está errado".

Segundo o consórcio, parte da membrana havia sido dobrada no dia anterior durante um serviço de verificação da impermeabilização da cobertura e a parte dobrada acabou acumulando água.

O consórcio informou, ainda, que a cobertura passou "em todos os testes de resistência cabíveis" e que o episódio foi "isolado" e decorrente de "situação atípica".

"Este tipo de situação jamais ocorreria durante eventos, já que nestes dias a arena passa por vistoria minuciosa em todas as dependências, incluindo a cobertura."

PROBLEMAS

A Arena Fonte Nova já foi palco de outros problemas.

O primeiro deles foi em relação a pontos cegos da arquibancada (locais de onde o torcedor não consegue ver o jogo), revelados pela Folha.

Outro foi a "chuva de caxirolas", que praticamente enterrou a chance de o instrumento, criado por Carlinhos Brown, ser o "instrumento oficial" da Copa das Confederações e da Copa-2014.

A Fonte Nova será palco de Nigéria x Uruguai, em 20 de junho, pelo Grupo B, e Brasil x Itália, no dia 22, pelo A.

A disputa do terceiro lugar da Copa da Confederações também será no estádio.

Outro estádio do torneio, o Nacional Mané Garrincha, em Brasília, também teve problemas. Testado anteontem, com Santos x Flamengo, houve falta de energia, a conexão com a internet caía com frequência e não havia água quente nos vestiários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página