Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Esporte

Nadal é o 1º a conquistar um Grand Slam oito vezes

TÊNIS Espanhol passa fácil pelo compatriota na final de Roland Garros

FERNANDO ITOKAZU DE SÃO PAULO

Em 2012, Rafael Nadal venceu Roland Garros pela sétima vez e se isolou como o maior campeão do torneio, condição que dividia com Bjorn Borg. "His7ory", celebrou a equipe do espanhol.

Ontem, o atleta se tornou o primeiro tenista a conquistar o mesmo Grand Slam por oito vezes ao vencer David Ferrer por 6/3, 6/2 e 6/3.

Nadal dividia o recorde com Richard Sears, William Renshaw, Bill Larned, Bill Tilden, Pete Sampras e Roger Federer. "Un8elivable."

Sears, Renshaw e Larned atuaram no final do século 19 ou começo do 20, quando os campeões só venciam um jogo para revalidar o título.

"Oito vezes aqui é muito. Nunca pensei em algo assim. Mas vou continuar praticando com a mesma paixão e intensidade para levar meu tênis ao mais alto nível possível", afirmou o espanhol.

Nadal também se isolou como o maior vencedor de partidas (59 em nove edições) em Roland Garros --o argentino Guillermo Vilas e o suíço Roger Federer somam 58 triunfos em 21 e 14 disputas.

Aos 27, o tenista também se iguala ao australiano Roy Emerson com 12 títulos de Grand Slam. Somente o americano Pete Sampras (14) e Federer (16) triunfaram mais.

Depois da disputa acirrada com o líder do ranking, o sérvio Novak Djokovic, na semifinal --considerada a decisão antecipada--, Nadal não teve muito trabalho para confirmar seu oitavo título.

Mais velho tenista a estrear em final de Grand Slam em 40 anos, Ferrer, 31, não ofereceu muita resistência a Nadal, de quem é amigo.

"Acho que o placar dá uma impressão de que foi muito mais fácil do que realmente foi o jogo", afirmou Nadal sobre o jogo que foi atrapalhada por manifestações, inclusive com invasão de quadra.

Para Ferrer, é "inacreditável" o que ele faz fisicamente. "Pode jogar cinco sets dois dias antes e hoje [ontem] atuar de maneira similar."

A conquista coroa o retorno de Nadal às quadras. Ele ficou sete meses parado tratando do joelho esquerdo.

Voltou em fevereiro e foi às finais em todos os nove torneios que disputou, com sete títulos conquistados. "Se perdesse aqui seria uma decepção tremenda", disse o técnico, Toni Nadal.

Sua única derrota em Paris foi nas oitavas de 2009, diante de Robin Soderling (SUE).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página