Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Testes voltam e 'barbeiros' serão punidos

F-1
Entre as medidas anunciadas pela FIA para o próximo Mundial estão 3 dias de treinos para pilotos novatos

DE SÃO PAULO

A FIA anunciou ontem, depois de reunião do Conselho Mundial da entidade, na Inglaterra, uma série de medidas que irão entrar em vigor já a partir do Mundial de F-1 do próximo ano.

Uma das principais novidades será a implementação de um sistema de pontos para punir os pilotos. Quando um dos competidores somar 12 pontos ele será suspenso da corrida seguinte.

Os pontos ficarão na licença durante um ano e só depois deste período serão zerados. A quantidade de pontos que os pilotos receberão por cada penalização vai variar de um a três, dependendo da gravidade da ofensa.

Outra novidade importante em 2014 será a volta dos testes durante a temporada --desde 2009 eles foram proibidos, numa tentativa de cortar os gastos das equipes.

A entidade que comanda o automobilismo aprovou a realização de quatro sessões de dois dias cada uma.

Estes treinos acontecerão na Europa, em terças e quartas-feiras nos mesmos circuitos onde acontecerão os GPs no domingo anterior para evitar gastos elevados. Ainda não foram definidas as pistas que serão utilizadas.

Além disso, serão permitidos oito dias para promoção e três dias de testes para pilotos novatos.

Por causa da grande mudança que acontecerá no Regulamento Técnico da categoria na próxima temporada --a principal delas a implementação dos motores V6 turbo de 1,6 litro no lugar do atual V8 de 2,4 litros--, as equipes também poderão realizar testes em janeiro.

Depois de um pedido da Mercedes, também ficou definido que as equipes poderão fornecer motores para, no máximo, quatro escuderias de F-1 em 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página