Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Gestora do novo Maracanã quer repassar 'sobras' ao Engenhão

FUTEBOL
Empresa quer levar pequenos jogos para estádio do Botafogo

ITALO NOGUEIRA DO RIO

A empresa gestora do Maracanã planeja o apoio do Engenhão para ajudar seu estádio a receber grandes eventos. O consórcio quer "empurrar" para a casa do Botafogo pequenos jogos que tenham datas que coincidam com clássicos ou shows na arena.

A medida também poderia beneficiar financeiramente Fluminense e Flamengo. O plano de negócios da empresa prevê ceder parte da renda dos eventos que "desalojem" os clubes que têm acordo para jogar no Maracanã.

Mas a manobra não poderá ser feita até o fim de 2014. O Engenhão está interditado para obras na cobertura.

"Posso abrigar um clássico como Vasco e Botafogo e jogar um pequeno, como Fluminense e um time de Rondônia no Engenhão. Todos ganham porque lá seria pequeno para um jogo tão grande, e aqui seria grande para um jogo tão pequeno. A interdição prejudica essa manobra", disse à Folha o presidente do consórcio Complexo Maracanã, João Borba.

O gestor do Maracanã pretende abrigar ao menos 60 jogos e dois grandes shows por ano. A empresa tem a concessão do estádio até 2048, com o compromisso de investir R$ 594 milhões em obras.

Dirigentes do Botafogo, porém, pretendem fazer do Engenhão um concorrente do Maracanã, principalmente na atração de grandes shows.

Nos mais de dois anos de reforma do palco da final da Copa, o Engenhão abrigou grandes shows: Justin Bieber, Roger Waters e Paul McCartney. Os administradores calculam redução de um terço nos jogos, o que pode abrir datas para novos eventos.

O clube, porém, não quis se manifestar oficialmente sobre o plano de negócios do novo gestor do Maracanã. A concessão do estádio está suspensa até o fim do reforço da cobertura, em 2014.

Borba negou que a interdição do Engenhão tenha ajudado a empresa a negociar com clubes. Sem opções de estádios na capital, dirigentes de Fluminense e Flamengo se viram pressionados a acelerar as negociações.

A Odebrecht, sócia majoritária do consórcio Maracanã, foi quem encomendou o laudo que sugeriu a interdição do Engenhão. Comissão formada pela Prefeitura do Rio ratificou o resultado do laudo encomendado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página