Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tabela prejudicou Espanha na final, diz comissão da Fifa

COPA DAS CONFEDERAÇÕES Brasil jogou semi um dia antes que os rivais

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

Relatório elaborado pelo grupo de estudos técnicos da Fifa concluiu que a Espanha foi prejudicada na sua preparação para a final da Copa das Confederações contra o Brasil, em 30 de junho, no Rio.

O torneio é organizado pela própria Fifa desde 1992.

A atual campeã mundial jogou a semifinal um dia depois, em uma cidade mais quente e mais distante do local da decisão que o time do técnico Luiz Felipe Scolari.

O Brasil venceu o Uruguai por 2 a 1 na quarta, 26 de junho, em Belo Horizonte, distante 444 km do Rio.

Já os espanhóis atuaram um dia depois, quando bateram a Itália nos pênaltis em Fortaleza (2.805 km do Rio). Na final, caiu diante do Brasil por 3 a 0.

Formado por ex-treinadores e ex-jogadores, como o ex- -lateral Cafu, o grupo sugeriu que as próximas competições da Fifa tenham as semifinais disputadas no mesmo dia.

A recomendação vale, inclusive, para a Copa do Mundo no Brasil, que já tem tabela montada com os jogos em dias diferentes. A cúpula da entidade, no entanto, informou que não acatará a proposta para o Mundial de 2014.

A direção da Fifa avalia que não houve favorecimento a qualquer seleção na competição. A tabela colocou Fortaleza e Belo Horizonte como sedes das semifinais porque foram as cidades que primeiro entregaram seus estádios.

Quando a tabela foi montada, a entidade privilegiou o Castelão e o Mineirão --Brasília teve a abertura, o Rio, a final, e Salvador e Recife foram as últimas incluídas.

Segundo a Fifa, para montar a tabela da Copa do Mundo foram estudadas as distâncias entre as cidades das semifinais e o local da decisão e uma possível diferença grande de temperatura.

A primeira semifinal do Mundial será dia 8 de julho, em Belo Horizonte, e a segunda, um dia depois, em São Paulo --a final será no Rio.

A cúpula da entidade argumentou também que, na Copa do Mundo, o país que fizer a segunda semifinal terá um dia a mais de descanso que na Copa das Confederações, disputada em menos tempo.

A segunda semifinal do Mundial será numa quarta, enquanto na Copa das Confederações ela foi disputada numa quinta-feira. Nos dois torneios, a final é domingo.

A Folha apurou que outro fator impede a Fifa de acatar a sugestão do grupo técnico e mudar a tabela do Mundial.

Na próxima terça, começa a venda dos ingressos, e uma alteração na tabela demandaria tempo. A entidade não pretende fazer mudança de datas após 20 de agosto para evitar problemas judiciais.

O formato de semifinais em dias diferentes é usado pela Fifa desde a Copa de 1998, na França, para não dividir a atenção com dois jogos importantes no mesmo dia --e, assim, dar mais visibilidade aos patrocinadores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página