Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Beijo de Emerson gera reações iradas nas redes sociais

FORA DE CAMPO
Foto do atacante corintiano dando selinho em amigo causa indignação entre os torcedores

DIEGO IWATA LIMA DE SÃO PAULO

O Corinthians venceu o Coritiba por 1 a 0 no domingo e voltou ao G4 do Brasileiro. O atacante Emerson não teve atuação de destaque --recebeu nota 4,5 desta Folha.

Mas o jogador está no centro do assunto mais comentado do futebol paulista desde a noite do domingo.

O camisa 11 do Corinthians, que tem namorada, dois filhos e se declara heterossexual, virou notícia por ter postado uma foto em seu perfil no Instagram.

A imagem mostra ele dando um selinho no amigo Isaac Azar, dono do restaurante Paris 6, no bairro paulistano dos Jardins, onde o jogador esteve após a partida.

"Quisemos mostrar que não é preciso ser homossexual para lutar contra a homofobia", disse Azar à coluna Mônica Bergamo.

Sob a foto, Emerson escreveu que era preciso valentia para festejar uma vitória assim, "sem medo do que os preconceituosos vão dizer".

A reação foi enfática.

Ao longo de todo o dia de ontem, Emerson esteve nos trending topics do Twitter. A maior parte das opiniões era contrária à atitude do jogador. A hashtag #ForaSheik teve forte adesão.

Houve também quem fizesse piada questionando a orientação sexual do jogador. Frases de apoio vieram à tona, mas em número muito reduzido --na maior parte, eram opiniões femininas.

Após o treino da manhã de ontem, cinco membros da uniformizada Camisa 12 estiveram na porta do CT corintiano com faixas que condenavam a atitude de Emerson.

"Aqui é lugar de homem" e "Viado, não", estampavam as faixas. "Logo, serão 300 manifestantes", disse Felipe de Oliveira, um dos diretores da torcida, que quer que o atacante se retrate.

"Não é que a gente bate em quem é gay, mas ele que fique na dele", afirmou Oliveira.

"BABACA"

Ontem, no programa "Os Donos da Bola", da TV Bandeirantes, o jogador classificou de "preconceito babaca" a opinião de quem o criticou e falou que não quis ofender ninguém com seu gesto.

E o que diz o Corinthians?

O diretor de futebol Roberto de Andrade afirmou que o clube não tem que se manifestar sobre assunto.

Mas o dirigente não deixou de expor sua opinião pessoal. "Uma parte não gostou, mas a outra ala [os gays] pode ter achado lindo", disse. "Para um viado, uma foto de um homem beijando uma mulher também pode ser ofensiva. Se alguém posta uma foto dessa, tem de se retratar depois?", indagou Andrade.

Para Beto de Jesus, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transgêneros, Emerson merece aplausos. "Não o conheço, mas tiro o chapéu pelo gesto contra o preconceito."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página