Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nadal chega ao bi nos EUA e já mira marca de Federer

TÊNIS
Com seu 13º título de Grand Slam, espanhol fica perto de recordista

DE SÃO PAULO

Rafael Nadal começou a ganhar o bicampeonato do Aberto dos EUA, ontem, com uma quebra de saque, em poucos minutos, logo no terceiro game do primeiro set.

Mas o terceiro triunfo do ano sobre o número um do mundo não seria rápido e tampouco fácil. E Novak Djokovic endureceu a final a ponto de conseguir uma quebra de serviço no segundo set após uma sequência de 54 trocas de bolas com o rival.

Enfim, após mais de três horas de jogo contra o sérvio, o número dois do mundo venceu por 3 a 1 (parciais de 6/2, 3/6, 6/4 e 6/1) e mostrou por que faz um ano quase perfeito (22 vitórias e três derrotas).

E mais: com a conquista do seu 13º título de Grand Slam, aos 27 anos, Nadal está a um troféu do americano Pete Sampras e mais próximo do recorde de Roger Federer, tenista que mais ganhou (17 vezes) os quatro principais torneios do mundo (Abertos da Austrália e dos EUA, Wimbledon e Roland Garros).

Em declínio, o suíço de 32 anos, pentacampeão em Nova York, caiu nas oitavas de final este ano e figura apenas na sexta colocação do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Já o espanhol confirma a volta arrasadora às quadras após sete meses sem jogar devido à lesões nos joelhos.

Em 2013, este é o décimo título de Nadal, que ainda soma dois vice-campeonatos em 13 torneios disputados.

O espanhol também está próximo de retomar a liderança do ranking e igualar o melhor ano de sua carreira: 2005, quando ergueu 11 taças.

A campanha é tão boa que, em 2011, ano em que Djokovic virou número um do mundo, o sérvio ganhou dez títulos --sendo três Grand Slams.

Este Aberto dos EUA também serviu de desempate entre eles no campeonato.

Nadal bateu o sérvio na decisão em 2010 e viu o adversário sair campeão em 2011.

Com a vitória de ontem (a 22ª em 37 jogos ante Djokovic), Nadal continua invicto em quadras rápidas na temporada. Apelidado de Rei do Saibro, ele chegou ao quarto título em quadra dura no ano.

Há três meses, o espanhol também tinha ganhado Roland Garros, seu oitavo título no famoso torneio no saibro.

Já o sérvio de 26 anos chega ao quarto vice em cinco finais jogadas em Nova York.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página