Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Ministério não fez nada por nós', critica técnico de Zanetti

GINÁSTICA
Treinador do campeão reclama de demora para a construção de centro de treinamento

MARCEL MERGUIZO DE SÃO PAULO

O técnico Marcos Goto, que treina o campeão olímpico e mundial nas argolas Arthur Zanetti, 23, criou um mal-estar ontem com o governo federal ao reclamar da falta de estrutura do esporte no país.

Treinador do ginasta desde a infância, Goto disse que, desde o título em Londres, no ano passado, o pupilo passou a ter equipamentos melhores no Serc Santa Maria, em São Caetano do Sul (Grande São Paulo). Mas afirmou que não é suficiente, pois o ginásio onde treinam não é climatizado, por exemplo.

"Não adianta o país fazer um centro de treinamento para a ginástica em 2015. O que vou fazer com o Arthur em seis meses? Em janeiro de 2015, ele precisa estar pronto", disse em entrevista no ginásio do clube, após a conquista do Mundial no último sábado, na Bélgica.

O técnico reclamou do Ministério do Esporte, que bancará a construção de centro de treinamento para a ginástica na cidade, em terreno cedido pela prefeitura.

"O que mais estou esperando é o Ministério do Esporte fazer a parte dele. Até agora, não fez nada por nós".

O ministério rebateu as críticas do treinador.

"Marcos Goto é excelente técnico, campeão olímpico e mundial, mas não tem a menor noção de administração de projetos e da fonte de recurso para a preparação do atleta", afirmou Ricardo Leyser, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, por telefone, à Folha.

O secretário lembrou que Zanetti recebe Bolsa Atleta, patrocínio de empresa estatal e outros recursos federais.

O próprio Zanetti adotou um tom menos crítico ao ser questionado sobre o apoio que recebe atualmente.

"Para mim está tranquilo. Consigo viver bem e com estrutura", disse o atleta, que ameaçou deixar o país no início do ano por falta de apoio.

"Foi um equívoco dizer que treinaria fora do Brasil."

O ginasta, porém, lamentou o fato de outros ginastas da seleção, como Diego Hypolito e Sérgio Sasaki, não terem clube desde que o Flamengo dispensou os atletas olímpicos no início do ano.

Fato este também criticado por Goto. "O esporte olímpico do Brasil está ruim em estrutura, está se arrastando. Não só a ginástica. Em 2016 a cobrança será gigantesca. E o atleta não amarela, é o país que o prepara mal", disse.

Segundo o coordenador técnico da seleção masculina de ginástica, Leonardo Finco, um centro de alto rendimento exclusivo da modalidade será construído no Rio, via Comitê Olímpico Brasileiro, em 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página