Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bélgica se classifica e deve ser cabeça de chave em sorteio

COPA-2014
Outras três seleções garantiram ontem a vaga; Alemanha é a quarta campeã do mundo assegurada

DE SÃO PAULO

A Bélgica se classificou para a Copa-2014 ontem ao vencer a Croácia por 2 a 1, em Zagreb, e voltou a um Mundial depois de ausência nos dois últimos (2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul). Alemanha, Suíça e Colômbia também asseguraram vaga.

O resultado deixou os belgas com grandes chances de serem cabeça de chave no sorteio dos grupos, que será em 6 de dezembro, na Bahia.

Na terça, a Bélgica recebe o País de Gales pela última rodada das eliminatórias. Caso vença, estará garantida entre os sete times que encabeçarão grupos, ao lado do Brasil.

A Fifa definiu que os cabeças de chave serão os sete países melhores colocados no ranking da entidade que será divulgado na próxima quinta-feira, mais o Brasil, como país-sede. Hoje, os belgas estão em sexto.

Outra seleção de menor tradição com chance de encabeçar grupo que também se classificou ontem foi a Colômbia. Como a classificação se deu com empate, essa possibilidade diminuiu. Quinta do ranking, ficou em 3 a 3 com o Chile, em casa. Os chilenos abriram 3 a 0 e se classificariam com esse resultado, mas agora terão de esperar.

A última participação colombiana em Copas havia sido em 1998, na França.

Ontem também mais uma seleção campeã do mundo garantiu vaga na Copa-2014. A Alemanha, que venceu a competição três vezes (1954, 1974 e 1990), bateu a Irlanda por 3 a 0, em Colônia e classificou-se pela 18ª vez a um Mundial. Ao lado da Itália, é a segunda seleção que mais vezes participou de uma Copa, só perdendo para o Brasil, com presença nas 20 (já contando 2014.)

Já são quatro campeões mundiais garantidos no país no ano que vem. Além do Brasil, classificado como país-sede, e os alemães, estão a tetracampeã Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) e a bicampeã Argentina (1978 e 1986).

Espanha, Inglaterra, Uruguai e França ainda brigam.

Os gols alemães foram de Khedira, Özil e Schuerrle. A Alemanha deve estar entre os cabeças de chave do mesmo jeito que a Bélgica e, provavelmente, Argentina e Itália.

A Suíça foi a quarta classificada do dia ao vencer a Albânia por 2 a 1, fora, e ficar em primeiro no Grupo E.

Agora já são 14 países classificados para a Copa, dos 32 que disputarão o Mundial. A última rodada, antes da repescagem, das eliminatórias da Europa, América do Sul e América do Norte vai ser encerrada na terça-feira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página