Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Seleções sem tradição surpreendem e vão encabeçar chaves

2014
Desempenho nos últimos meses coloca Suíça, Bélgica e Colômbia entre as primeiras do ranking da Fifa

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

A Suíça não perde há mais de um ano, desde maio de 2012. A Bélgica só foi derrotada em uma das últimas 15 vezes que foi a campo. E a Colômbia venceu dez dos seus 15 jogos mais recentes.

É graças ao desempenho obtido nos últimos meses que essas seleções surpreenderam e serão cabeças de chave da Copa do Mundo-2014.

A edição de outubro do ranking da Fifa, que será divulgada hoje, trará as três seleções entre as sete primeiras colocadas. Critério escolhido pela entidade para definir quem terá privilégios no sorteio das chaves do Mundial.

Suíços, belgas e colombianos estão em alta na lista porque tiveram seus melhores resultados conquistados recentemente. As duas primeiras lideraram seus grupos nas eliminatórias da Europa. A segunda foi vice no qualificatório sul-americano.

O ranking da Fifa prevê que os pontos obtidos a cada partida sejam reduzidos anualmente. Jogos até 12 meses atrás têm valor integral. De um a dois anos, valem 50%. O peso cai para 30% no período de dois a três anos, e 20% entre três e quatro anos.

Por isso, não importa muito que Bélgica e Suíça não tenham nem se classificado para a Euro-2012 ou que a última presença colombiana em Copas tenha sido em 1998.

E é por terem muitos pontos de boas campanhas anteriores para defender que a Holanda, vice na Copa-2010, e a Itália, segunda colocada na última Eurocopa, vivem uma situação de incerteza.

Uma delas será cabeça de chave caso o Uruguai seja eliminado na repescagem pela Jordânia. Qual? Só a Fifa sabe (e vai divulgar hoje), já que eles estão com o mesmo número de pontos e a entidade não divulga a casa decimal das pontuações.

Já o sorteio que definirá os oito grupos da Copa do Mundo será no dia 6 de dezembro, na Bahia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página