Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sudeste e Sul receberão a maioria das seleções

COPA-2014
Dos 83 CTs escolhidos para o Mundial, 30 ficam no Estado de São Paulo

DE SÃO PAULO

O COL (Comitê Organizador Local) divulgou ontem a lista final dos 83 centros de treinamento que poderão ser utilizados pelas 32 seleções durante a Copa de 2014.

Trinta deles estão localizados no Estado de São Paulo.

Organizadores da competição e representantes do governo federal, com base em contatos preliminares de confederações internacionais com os Estados, estimam que 80% das seleções, ou cerca de 26, ficarão no Sul e no Sudeste, segundo a Folha apurou. E esse número pode aumentar.

"Não é bom [haver concentração em duas regiões], deveria ser espalhado. Temos ótimas instalações em Estados do Norte e do Nordeste. É um evento do Brasil", disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ontem em São Paulo.

Dos 83 CTs disponibilizados, apenas 14 (16%) ficam nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que ajuda a explicar o interesse maior das confederações pelas regiões Sul e Sudeste.

Mas existem também as questões de logística (em São Paulo, por exemplo, há mais conexões de voos para as 12 cidades-sedes) e de clima (mais ameno, preferido pelas seleções europeias).

O Comitê Paulista para a Copa estima que entre 10 e 13 seleções ficarão no Estado.

A Alemanha já visitou o CT corintiano, e os EUA até farão um teste no CT do São Paulo. Ambas já estão classificadas.

As seleções já podem enviar à Fifa a solicitação do CT que pretende usar --a preferência será por ordem de pedido. A exceção é a a Granja Comary, em Teresópolis, reservada para o Brasil. O anúncio será em janeiro. (MR)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página