Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pilotar um F-1 'é como viajar de 1ª classe', compara Weber

AUTOMOBILISMO Piloto faz hoje sua antepenúltima corrida na categoria

TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A ABU DHABI

A sala no segundo andar do escritório da Red Bull em Yas Island traz amargas recordações para Mark Webber.

Foi nela, naquele 14 de novembro de 2010, que o australiano se refugiou para chorar ao deixar escapar sua única chance de ser campeão na F-1 após chegar em oitavo lugar no GP e ver seu parceiro de time, Sebastian Vettel, conquistar seu primeiro título.

E é nela que hoje Webber vai se preparar para a largada de sua antepenúltima corrida na categoria, o GP de Abu Dhabi, às 11h (de Brasília), quando largará da pole.

Após 12 anos na F-1, sete deles na Red Bull, o piloto de 37 anos se prepara para iniciar uma nova etapa em sua carreira. A partir de 2014, disputará o WEC, o Mundial de endurance, pela Porsche.

Uma mudança grande, que ele começou a planejar no ano passado, mas da qual só teve certeza no Natal, como contou em entrevista à Folha no paddock de Abu Dhabi.

"Todos os pilotos com quem eu falei me disseram que não dá para substituir a F-1 depois que você experimentou isso aqui. É como viajar de primeira classe. Depois é difícil voar de econômica. Mas você precisa", declarou o australiano, dono de nove vitórias na categoria e que foi o terceiro colocado nos Mundiais de 2010 e 2011.

Segundo Webber, a decisão de deixar a F-1 aconteceu de maneira gradual e nada teve a ver com sua relação complicada com Vettel. A falta de motivação para treinar foi um dos sinais que ele percebeu.

"Ainda acho que estou guiando bem, mas a idade chega para todo mundo, seja você [o tenista] Roger Federer, [o piloto] Valentino Rossi."

Conhecido por ser honesto em suas declarações, que causaram polêmicas em alguns momentos, Webber disse não guardar arrependimentos de sua vida na F-1.

"Eu sou uma pessoa normal, que teve uma boa criação. Nunca imaginei chegar onde cheguei, ter o dinheiro que tenho, mas, no final das contas, quando você fala com seus pais, com a sua irmã, você é apenas o Mark."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página