Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Seleção feminina bate Japão e é bi na Copa dos Campeões

VÔLEI Equipe, que foi campeã em 2005, venceu donas da casa por 3 sets a 0

DO UOL

A seleção brasileira feminina de vôlei nem precisaria esperar até o final do jogo contra o Japão ontem para comemorar o título da Copa dos Campeões. Ao vencer o segundo set, já tinha a taça.

A equipe aguentou, porém, mais uma parcial, bateu o rival por 3 a 0 (29/27, 25/14 e 25/18) e, aí sim, pôde vibrar com o bicampeonato.

A primeira conquista havia sido em 2005 --a competição, a cada quatro anos, reúne as equipes campeãs continentais, além do Japão, sede, e de mais uma convidada.

O Brasil terminou o torneio com 100% de aproveitamento, com 15 pontos em cinco vitórias e apenas dois sets perdidos. O Japão, que precisava ganhar por 3 a 0 ou 3 a 1 para tentar o título nos critérios de desempate, acabou em terceiro, com o bronze.

O vice ficou com os EUA, que bateram a República Dominicana por 3 a 1.

A partida final começou com clima de decisão: o Japão, empolgado pela torcida, chegou a abrir 6 a 1. O Brasil teve muito trabalho para quebrar a fortíssima defesa japonesa e só conseguiu virar o placar em 19 a 18.

O jogo seguiu empatado, e as brasileiras precisaram salvar um set-point em 24 a 23. Depois, perderam uma sequência de pontos para encerrar o set, mas conseguiram fechar em 29 a 27.

Com a derrota, as japonesas pareceram se abalar, e o Brasil ficou mais solto. Com ótimas defesas da líbero Camila Brait, o Brasil segurou o ataque japonês e venceu o segundo set por fáceis 25 a 14.

O triunfo já garantia o título, pois derrota por 3 a 2 vale um ponto --exatamente o que o Brasil precisava.

José Roberto Guimarães aproveitou para fazer mudanças, e o set final começou disputado até o Brasil abrir quatro pontos --21 a 17. Com ótimo aproveitamento no bloqueio (15 pontos, contra dois do Japão), o Brasil fechou em 25 a 18.

Após vencer o Grand Prix e a Copa dos Campeões, a seleção terá no Mundial de 2014 seu principal desafio. Nas duas últimas edições, o Brasil caiu na decisão para a Rússia e tentará sua primeira conquista.

A Copa dos Campeões masculina, que será disputada pelo Brasil, começa amanhã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página