Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Operador afirma que recebeu ordens para abandonar guindaste

ITAQUERÃO
José Walter Joaquim diz à polícia que avisou supervisores por rádio sobre trepidação em equipamento

DE SÃO PAULO

José Walter Joaquim, 56, condutor do guindaste que tombou no dia 27 quando içava parte da cobertura do Itaquerão, disse ontem à polícia que, ao sentir uma forte trepidação no equipamento, avisou seus dois superiores via rádio e foi orientado a sair imediatamente da máquina.

Joaquim depôs ontem no 65º DP de Artur Alvim sobre o acidente que deixou dois funcionários da obra mortos.

"Ele disse que não falhou em nada e tentou quatro ou cinco vezes [contornar o problema], mas o operador do rádio gritou para ele pular do guindaste", afirmou o delegado Luiz Antonio da Cruz.

A hipótese de falha humana como causa do acidente é uma das três consideradas pela polícia. As outras duas são problema mecânico e afundamento do solo.

Inicialmente, Joaquim daria sua versão aos policiais hoje. Mas seus advogados decidiram antecipá-la por causa do assédio da imprensa.

Joaquim chegou à delegacia por volta das 10h, escudado por advogados da Locar, empresa na qual trabalha e que presta serviço à Odebrecht no Itaquerão.

Ele depôs por cerca de uma hora e meia e deixou o local sem dar declarações à imprensa. O operador não havia se apresentado antes sob alegação de que estava abalado emocionalmente.

De acordo com o delegado, Joaquim baseou seu depoimento na experiência que possui. Ele apresentou certificados de treinamento e atestados de capacitação emitidos pela Liebherr, fabricante do equipamento.

Também ressaltou que tem 34 anos de experiência na área e que, nos últimos dois, operou o mesmo modelo de guindaste utilizado na obra.

Ele foi responsável pela colocação de outras 37 peças que compõem o teto do Itaquerão. A que caiu sobre o prédio leste da obra era a 38ª.

SUPERVISORES

Os dois supervisores, funcionários da Locar, serão intimados a depor, provavelmente na próxima semana.

Ambos poderiam impedir os trabalhos caso notassem riscos à segurança, como vento forte, chuva ou tempestade. No depoimento, Joaquim declarou que em outras três ou quatro vezes precisou suspender ações com o guindaste devido ao mau tempo.

As obras no estádio recomeçaram na última segunda-feira, mas o prédio leste continua interditado.

Trabalhos com guindastes estão impedidos por ordem do Ministério do Trabalho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página