Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bayern põe Ribéry na disputa por Bola de Ouro

FIFA Cristiano Ronaldo, o favorito, e Messi são os outros indicados

DE SÃO PAULO

A eleição do melhor jogador do mundo em 2013 vai opor dois atletas e um time.

Indicado pela primeira vez ao prêmio, o francês Franck Ribéry, 30, não teve tanto brilho individual quanto o argentino Lionel Messi, 26, e português Cristiano Ronaldo, 28, mas tem a seu favor a equipe mais vitoriosa da atualidade.

Ribéry levou as principais taças do ano: campeão alemão, da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique.

Seu time tem um desempenho quase irretocável na atual temporada: 21 vitórias, três empates e uma derrota.

Se o Bayern vencer o Manchester City hoje (às 17h45, com ESPN), em casa, será só o segundo time em 11 anos a passar pela fase de grupos da Liga dos Campeões com 100% de aproveitamento.

O sucesso do clube credenciou Ribéry a quebrar a série de quatro anos com todos os finalistas do prêmio atuando no futebol espanhol e ocupar o espaço de Iniesta e Xavi, meias do Barcelona, que desta vez ficaram de fora.

A lista dos três finalistas da Bola de Ouro foi anunciada ontem. O vencedor da eleição entre técnicos, capitães e jornalistas do mundo todo será revelado em 13 de janeiro, em cerimônia que será apresentada pela brasileira Fernanda Lima (leia mais ao lado).

Vencedor da disputa nos últimos quatro anos, Messi, que tem sofrido com contusões, agora é azarão.

O favoritismo pende para o português Cristiano Ronaldo, vencedor em 2008. O atacante passou em branco com o Real Madrid em 2013, mas já fez 67 gols no ano, mais que qualquer outro jogador.

NEYMAR E MARTA

O Brasil tem finalistas em dois prêmios na cerimônia de gala organizada pela Fifa.

O atacante Neymar, do Barcelona, é finalista pela terceira vez do prêmio Puskas, do gol mais bonito do ano.

O jogador concorre pelo gol contra o Japão, em junho, na Copa das Confederações. Na ocasião, recebeu a bola de Fred e acertou o ângulo.

Nas outras vezes que participou, Neymar defendia o Santos. Em 2011, foi o vencedor. No ano passado, ficou em terceiro. Em 2010, apareceu na relação, mas não concorreu com os finalistas.

Seus rivais neste ano são Ibrahimovic, pelo gol de bicicleta da Suécia contra a Inglaterra, e o sérvio Matic, do Benfica, pelo gol em chute de primeira, contra o Porto.

Já a atacante brasileira Marta vai concorrer como melhor jogadora do planeta pela 11ª vez. Ela já conquistou o prêmio em cinco ocasiões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página