Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prancheta do PVC

PAULO VINÍCIUS COELHO

Feliz aniversário!

Um ano após o título, o Corinthians precisa reformar seu time para fazer 2014 ser melhor do que 2013

Hoje faz um ano que o Corinthians venceu o Chelsea por 1 x 0 e foi campeão mundial. Muita coisa muda em um ano. Nesse caso específico, o Timão do 1 x 0 transformou-se no timinho do 0 x 0.

Nas duas últimas partidas de 2012, o Corinthians de Tite marcou dois gols para ganhar de Al Ahly e Chelsea, no Japão. Nas cinco últimas partidas de 2013, fez um gol. Ganhou do Coritiba, empatou com Internacional e Vasco, perdeu do Flamengo.

O último jogo do ano passado registrou vitória contra o campeão da Europa! A despedida desta temporada marcou a derrota para o lanterna do Brasileirão, o segundo pior time da história dos pontos corridos!

Tite recebeu todas as mais justas homenagens corintianas pelo que fez entre 2010 e 2012. Foi sempre aplaudido depois do anúncio de sua saída. Se o presidente Mario Gobbi houvesse anunciado a permanência, Tite seria vaiado e criticado pelos últimos cinco resultados. Você duvida?

A questão corintiana é o próximo passo. Mano Menezes tem diferenças fundamentais em relação a Tite, algumas para melhor, outras para pior. No Parque São Jorge, há quem diga que Tite nunca sabe ser mau. Mano Menezes, sim. Quando necessário.

Ser bom caráter sempre é uma qualidade de Tite. Dizer sempre a verdade conquistou seu vestiário. Os jogadores confiaram nele, jogaram por ele, venceram pelo Corinthians --e pelo técnico. Quem venceu tudo junto não se cobra do mesmo jeito. Tite dizia em fevereiro ser difícil tirar o mesmo compromisso de quem se sente tão vitorioso. O Corinthians-2013 foi refém das vitórias de 2012.

Por isso, é necessário mudar. E é difícil!

Alguns dos campeões mundiais têm segurança. Danilo tem mais seis meses de contrato, Emerson assinou por mais dois anos.

Reinaldo Pitta, agente de Emerson, diz que não discute uma possível saída, porque o atacante renovou seu vínculo há dois meses. Aparentemente, o Corinthians arrependeu-se.

O Corinthians de Mano Menezes terá o mesmo apreço pela bola e será menos agressivo na marcação no ataque. A palavra-chave dos últimos dois anos vai se manter. O Corinthians será equilibrado.

Com Mano por três anos, o Corinthians ganhou a Série B, foi o primeiro campeão paulista invicto em 37 anos e venceu a Copa do Brasil. Com Tite por três anos, ganhou um Paulista, uma Libertadores, um Mundial de Clubes e uma Recopa. Mano terá os resultados de Tite como sua sombra.

A comparação terá de ser feita na medida certa.

O Corinthians precisa reformar seu time para fazer 2014 ser melhor do que 2013. Guardar o ano de 2012 num pôster, pendurado na parede, é a melhor maneira de comemorar de maneira mais feliz o segundo aniversário do Mundial de Clubes, daqui a um ano.

O MELHOR NEYMAR

O Barcelona fez oito gols nos últimos dois jogos e Neymar marcou cinco. Na temporada, é responsável por 28% dos gols do time. São dez gols e dez passes para gols. Sem Messi, Neymar é centroavante. E bem. Sem ele, é ponta. Onde é melhor. De centroavante, faz mais gols. Pela ponta, dá mais assistências.

ESCOLA DE TÉCNICOS

O Botafogo desmente que tenha procurado Claudinei Oliveira, ex-Santos, que ficou com Oswaldo de Oliveira. No Rio, o plano do Bota é formar seus técnicos. O nome é Eduardo Húngaro, que revitalizou a formação de jogadores por lá. Na história, o clube revelou técnicos como Zagallo e João Saldanha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página