Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Por unanimidade, tribunal rebaixa Lusa e mantém o Flu na 1ª divisão

SÉRIE A
Clube paulista promete recorrer às instâncias possíveis e fala até em Justiça comum

LUCAS VETTORAZZO DO RIO

A 1ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu por unanimidade punir a Portuguesa com a perda de quatro pontos, mais multa de R$ 1.000, por ter escalado irregularmente o meia Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.

O relator do caso, três integrantes da comissão disciplinar e o presidente da comissão, Paulo Perry, acataram a denúncia e optaram pela punição que, na prática, rebaixa o clube e livra o Fluminense da segunda divisão.

A Lusa tem três dias para recorrer à segunda instância. O chamado tribunal pleno tem nove integrantes e costuma acompanhar as decisões da primeira instância, mas pode mudar as sentenças.

Presente ao julgamento, o presidente da Portuguesa, Manoel da Conceição, conhecido como Manoel da Lupa, afirmou que o clube vai esgotar todas as possibilidades na Justiça desportiva antes de entrar na Justiça comum.

Questionado se o resultado do tribunal seria o mesmo caso, no lugar da Portuguesa, estivesse um time de maior expressão, Lupa foi enfático: "Se fosse o Fluminense no lugar da Portuguesa, não".

"Ninguém conta com o resultado, a campanha. O que que o jogador fez? Ele entrou irregular? Ele modificou o resultado? Por que que em 2010 o Fluminense não perdeu o título [por ter escalado atleta irregular na última rodada]?", questionou Da Lupa.

Após três integrantes da comissão votarem pela punição do clube, já se ouviam, na sala do julgamento, no 15º andar, os gritos da torcida do Fluminense vindos da rua.

O presidente da comissão rebateu as críticas de que a Portuguesa estaria sendo rebaixada pelo tribunal.

"Querem atribuir ao STJD a responsabilidade por qualquer decisão que venha a desclassificar a Portuguesa. O único e exclusivo culpado pelo possível ou iminente rebaixamento da Portuguesa é a Portuguesa", disse Perry.

Ao longo do julgamento, o clube se defendeu alegando que a decisão de suspender o jogador por duas partidas não fora publicada no site da CBF e que houvera erro de comunicação, não intencional, entre a área jurídica do clube e o advogado que acompanhou o atleta no dia da decisão.

Segundo o advogado da Portuguesa no tribunal, João Zanforlin, o advogado Oswaldo Sestário não teria comunicado à diretoria a suspensão de seu atleta.

O sub-procurador geral do STJD, Willian Figueiredo, afirmou que, como o atleta estava com um advogado da Portuguesa no julgamento, considera-se que o clube estava ciente da decisão.

FLAMENGO

A comissão disciplinar também puniu o Flamengo por escalar de maneira irregular o lateral André Santos contra o Cruzeiro.

O time também perdeu quatro pontos e recebeu multa de R$ 1.000. Vai recorrer. Assim, termina no 16º lugar, com 45 pontos, um acima da zona de rebaixamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página