Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em São Paulo, seleção dos EUA mobiliza polícias e até helicóptero

COPA-2014 Norte-americanos começam período de treinos na capital e testam segurança

ALEX SABINO DE SÃO PAULO

A assessoria do São Paulo e o Comitê Organizador da Copa do Mundo garantem não ter sido feito nenhum pedido especial. Mas o primeiro treino da seleção dos Estados Unidos na capital paulista chamou a atenção pelo esquema de segurança.

A equipe norte-americana começou ontem à tarde um período de 12 dias de treinos.

Na chegada ao CT da Barra Funda, utilizado pelo clube do Morumbi, a delegação de 26 jogadores e a comissão técnica estavam acompanhados por carros da Polícia Federal, Polícia Militar e resgate do Corpo de Bombeiros.

Os veículos permaneceram no local por quase duas horas. Fora do complexo de treinamentos, 15 policiais militares vigiavam o movimento na avenida Marquês de São Vicente, que dá acesso ao CT.

Dentro, estavam outros dez PMs, além de oficiais da Polícia Federal, responsáveis pela segurança da seleção (incluindo agentes do FBI) e empregados do São Paulo.

Um helicóptero da Polícia Militar foi utilizado na operação. Funcionária do consulado norte-americano na capital conferia a lista de jornalistas autorizados a entrar e acompanhar a atividade comandada pelo técnico alemão Jurgen Klinsmann.

Os jogadores mudaram a rotina do hotel da região da avenida Paulista, onde estão hospedados e deverão ficar também na Copa.

Agentes do FBI estiveram no local e pediram ajustes no esquema de segurança.

A estratégia é maior do que a utilizada em treinos da seleção brasileira no país ou mesmo no Mundial de 2010.

Na chegada a São Paulo, a pedido do consulado, a delegação deixou o aeroporto de Congonhas sem passar pelo saguão de desembarque.

O ônibus saiu direto da pista para o hotel, acompanhado por batedores das polícias militar e federal.

A equipe de Klinsmann deve realizar, amanhã, um jogo-treino contra o São Paulo.

Consultada pela Folha, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo não revelou o número de policiais usados na operação. Mas afirma que o esquema testado é o mesmo a ser empregado para as outras equipes na Copa.

NOME BRASILEIRO

No período de treinos, o técnico alemão não poderá contar com os principais nomes do futebol norte-americano, que atuam na Europa.

O principal jogador da relação de atletas que veio ao Brasil é o atacante Landon Donovan, 31, veterano de duas Copas do Mundo.

Na delegação está também Benny Feilhaber, meia nascido no Rio e naturalizado norte-americano. Klinsmann diz que as quase duas semanas serão decisivas para que o jogador ganhe ou não vaga na lista que disputa o Mundial.

"Ele tem talento, mas deve ser mais constante", cobrou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página