Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Time do Peru deve ser punido por atos de torcida

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

O Real Garcilaso, do Peru, será julgado pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol pelos atos racistas da torcida contra Tinga. A data ainda será marcada, mas deve ser em fevereiro.

A clareza das imagens e áudios torna a punição iminente, mas provavelmente não resultará em perda de pontos ou exclusão da Libertadores, como prevê a Conmebol.

A Folha apurou que a orientação do Comitê Disciplinar da Fifa, que serve de base para as confederações, é o de, na primeira vez, punir com multa e obrigar o clube atuar com portões fechados. Apenas na reincidência o clube é punido mais severamente.

Cinco casos parecidos julgados por Fifa e Uefa (União Europeia de Futebol), em 2013, resultaram em jogos com portões fechados.

No ano passado, o combate ao racismo foi considerado prioridade para a Fifa, que criou um código com as possíveis punições.

INEDITISMO

Esta será a primeira vez que o Tribunal Disciplinar da Conmebol, criado em 2012, julgará um caso de racismo, por isso não há jurisprudência no continente.

O tribunal é presidido pelo advogado Caio César Vieira Rocha, que também é o vice-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Por ser brasileiro, Rocha não participará do julgamento que envolve o Cruzeiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página