Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estádio do Mogi é interditado por federação

DE SÃO PAULO

A Federação Paulista de Futebol (FPF) agiu rapidamente e decidiu interditar o estádio Romildo Vitor Borba Ferreira, o Romildão, em Mogi Mirim, em decorrência das ofensas racistas feitas contra Arouca na quinta à noite.

Em nota oficial, Marco Polo del Nero, presidente da FPF, também repudiou os atos. O julgamento do Mogi Mirim, que pode ser multado, perder pontos e mandos de campo, deve acontecer no próximo dia 17, segunda-feira.

Procurada, a CBF optou por não opinar sobre o caso de Arouca.

"A CBF vai tomar a mesma atitude que vinha tomando em casos semelhantes. Vai encaminhar à Fifa os relatos. Só quem pode punir no Brasil é o STJD", disse o diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva.

Procurado pela Folha, o presidente da confederação, José Maria Marin, não se manifestou sobre a questão.

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), por sua vez, passou toda a responsabilidade do caso Arouca ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo.

"O STJD só vai interferir se recursos forem interpostos e chegarem até o nosso mérito", disse Paulo Schmitt, procurador-geral do orgão.

"A legislação brasileira para casos como esse existe e é similar à da Fifa. Os tribunais precisam agora ter coragem de punir de acordo com a lei", acrescentou Paulo Schmitt.

Há cerca de duas semanas, Marin cobrou sanções da Conmebol ao Real Garcilaso, do Peru, por causa de ofensas de torcedores a Tinga, do Cruzeiro, na Taça Libertadores, há pouco mais de um mês.

O Departamento de Imprensa da Fifa não respondeu se tem acompanhado os casos recentes de racismo no Brasil e se existe preocupação em relação à Copa do Mundo.

Segundo os códigos da Fifa, "para uma primeira ofensa ou algo de pouca gravidade, sanções de advertência, multa e/ou jogos a portas fechadas devem ser aplicadas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página