Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novato desafia medalhão em jogo-chave para o Corinthians

PAULISTA Luciano, 20, é trunfo alvinegro contra o São Paulo de Luis Fabiano, 33

ALEX SABINO

Luciano, 20, atual talismã do Corinthians, nasceu em 1993, em Anápolis (GO). No mesmo ano, Luis Fabiano, 33, hoje artilheiro do São Paulo, já jogava na várzea de Campinas, no interior paulista.

Veterano e novato medem forças no Pacaembu, às 16h, pela antepenúltima rodada da primeira fase do Paulista.

O duelo pode ser determinante para a classificação alvinegra às quartas de final.

O time está oito pontos atrás do Botafogo e a dois do Ituano, que ontem tropeçou e só empatou em 1 a 1 com o Atlético Sorocaba em casa.

Se o Corinthians vencer, portanto, passa a equipe de Itu e fica entre as duas que avançam à próxima etapa.

O São Paulo já está classificado e o que importa no duelo é encerrar a série negativa de 12 clássicos sem vencer. O último triunfo foi em dezembro de 2012 contra o Corinthians, no Pacaembu.

O time tricolor não terá outros clássicos na primeira fase, e uma vitória é vista como fundamental no clube para dar confiança aos jogadores.

Até por isso deve recair sobre a dupla a responsabilidade de decidir o duelo.

Luis Fabiano foi titular em 11 dos 12 jogos do São Paulo no ano. Marcou oito gols e é o artilheiro do Estadual, ao lado de Léo, do Rio Claro.

Revelado pela Ponte Preta em 1998, não tinha uma boa fase assim desde 2012, quando marcou 11 vezes em 11 jogos no início do ano.

Mas só o bom momento na temporada não servirá para o atacante. Ele lida com uma outra marca incômoda.

Desde que voltou em 2011, disputou 17 clássicos pelo time: venceu quatro, empatou cinco e perdeu oito. Oito foi também o número de gols. Mas está há dez clássicos sem vencer e sem marcar.

"Luis Fabiano está feliz. O jogador fica contente quando faz gol. Quando não faz, fica triste. Assim é o artilheiro", resumiu o técnico Muricy Ramanho sobre seu 9.

Luciano surpreendeu ao marcar quatro gols em três jogos --sendo que em um deles atuou por só um minuto. O técnico Mano Menezes deixou clara a intenção de escalá-lo como titular, mesmo que isso altere as características ofensivas do Corinthians.

"Você tem de respeitar o momento dos jogadores senão nunca vai ter renovação. O momento é do Luciano."

Ser titular no clássico é uma mudança e tanto em relação aos tempos em que era acompanhado pelo pai nas peladas amadoras de Anápolis. "Não foi sorte. Eu estava lá para fazer os gols. Se o Mano quiser me escalar em qualquer lugar do meio para a frente, estou pronto", jura.

Ele deve dividir o ataque com Romarinho, que era dúvida, mas treinou com bola ontem e garantiu a escalação.

Os pais de Luciano, que o acompanhavam na capital paulista, voltaram para Goiás. Agora, o garoto de 20 anos tem de encarar sozinho a vida em uma cidade grande, jogando por um clube tradicional. Como já aconteceu um dia com Luis Fabiano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página