Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Cavaleiro, filho de Hortência leva ouro em seu primeiro torneio internacional

PAULO ROBERTO CONDE ENVIADO ESPECIAL A SANTIAGO

"Acho que agora provei que estou na linhagem da família", afirma João Victor Marcari Oliva, 18, que carrega no gene a herança de uma heroína do esporte nacional.

Ele é filho de Hortência, campeã mundial de basquete em 1994 e vice-campeã olímpica em Atlanta-1996.

Ontem, João Victor obteve uma façanha, que acredita, "deu um pouco de orgulho para ela". Logo em sua primeira competição internacional pelo país, os Jogos Sul-Americanos de Santiago, ele levou uma medalha de ouro.

Cavaleiro, foi ao alto do pódio na prova de adestramento por equipes, com Leandro da Silva, João Paulo dos Santos e Elisabeth Aragão. "Saiu dentro do que esperava."

A prova teve só três times participantes --Brasil, Chile e Argentina. O baixo quórum é comum na competição. Ele ainda disputará a prova de adestramento individual.

Se de Hortência herdou o talento esportivo, foi com o pai, o empresário José Victor Oliva, que conheceu a equitação e se manteve no --caríssimo-- esporte. O atleta treina em um haras, com cerca de 120 cavalos, mantido pelo pai em Sorocaba (SP).

Também sai do bolso de José Victor, que foi a Santiago acompanhar as provas, quase todas as despesas do filho. "Meu pai paga a comida dos cavalos, treinador, veterinário, tratamento", enumerou.

O gasto mensal médio de um cavaleiro, segundo ele, varia de R$ 5.000 a R$ 10 mil.

"É na base do paitrocínio' mesmo", contou João, que cursa o 3º colegial e, como o pai, quer enveredar pelos negócios. "Minha ideia é ajudar nas empresas que ele tem."

Ele sonha em disputar os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, quando terá 20 anos.

O sobrenome famoso pode operar a favor ou contra. O que João Victor não quer é pressão para seu lado. "Se eu chegar só perto do que minha mãe fez, já está ótimo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página