Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel FC

EDUARDO OHATA (INTERINO) painelfc.folha@uol.com.br

Sob risco

A poucos meses da Copa do Mundo, o Itaquerão ainda não está adequado às exigências do Corpo de Bombeiros. Durante sua última visita ao estádio do Corinthians, que receberá o jogo de abertura do Mundial, os bombeiros cobraram um acesso de rota de fuga direto para o campo, conforme ditam regras internacionais. O local onde os VIPs são acomodados tampouco tem dutos para, em caso de incêndio, a fumaça se dissipar.

-

Austero. O governo paulista irá ceder espaços à Fifa para uso durante a Copa, sem investir recursos públicos. Uma estrutura ao lado do Ginásio do Ibirapuera será o principal centro de retirada de ingressos, assim como a sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, que fica no centro da capital.

Pulinho. O prédio da Etec em Itaquera, vizinho ao Itaquerão, cederá áreas para o centro de credenciamento, ingresso e apoio à cerimônia de abertura. O espaço também será utilizado como o polo administrativo do programa Brasil Voluntário.

Arrependimento. Pessoas que participam das discussões entre a Fifa e os responsáveis pelos estádios da Copa contam que a entidade odiou organizar o Mundial com estádios privados. A insatisfação, dizem, vem desde a Copa da África do Sul.

Torneira fechada. Existem, dizem essas pessoas, uma maior resistência e dificuldade para o aporte de dinheiro em emergências no caso dos privados ou PPPs.

Por tabela. Além da própria CBF, quem sai fortalecido pela queda na Justiça das liminares de torcedores da Portuguesa, contestando o seu rebaixamento, é o próprio STJD. As decisões têm mostrado que, aos olhos de outros setores da lei, a decisão que tomou foi acertada.

Vespeiro. Às vésperas da eleição na CBF, Marco Polo Del Nero tem evitado entrar em polêmicas. Ao falar da venda de bebida alcoólica em estádios da Bahia, o que contraria determinação da CBF, o cartola economizou palavras. "Se é a lei, tem que ser cumprida", afirmou ele.

Bandeira branca. A federação baiana é uma das consideradas "rebeldes", e que poderia representar oposição à candidatura de Del Nero. Por isso houve curiosidade quando o governador Jaques Wagner sancionou a lei que autoriza comercialização de bebidas nas arenas.

Reforço de peso. O professor da FGV e consultor internacional Pedro Trengrouse foi convocado por comissão especial da Câmara dos Deputados para dividir sua visão sobre modificação dos valores arrecadados pela loteria Timemania, torná-la mais atraente e aumentar a capacidade de pagamento das dívidas fiscais de clubes.

Breve. A audiência pública com Trengrouse está marcada para a próxima quarta.

Sinal dos tempos. Pessoas próximas ao departamento de marketing do Palmeiras se assustaram ao ouvir sugestão para uma marcha reunindo cem mil torcedores na comemoração do centenário. Explicaram que, nessa época de "black blocs", poderia ser perigoso.

DIVIDIDA

"A normatização é essencial para a participação efetiva dos atletas nas eleições"

MARCOS JOAQUIM GONÇALVES ALVES
advogado que trabalhou a MP 620, que na teoria democratiza as eleições nas entidades esportivas, ao cobrar normatização da lei pelo Ministério do Esporte


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página