Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paulo Vinícius Coelho

Pelé versus Garrincha

Hoje, a tabela inexpressiva dos estaduais faz de Real x Barcelona o melhor evento de futebol para se ver aqui

Pelé x Garrincha jogaram apenas 11 vezes em duelos Santos x Botafogo. Da goleada santista por 5 x 1, em 1957, até a vitória botafoguense por 3 x 2, em 1965, Pelé ganhou sete clássicos e marcou dez vezes. Garrincha venceu três e fez só um gol

-houve um empate.

Garrincha também enfrentou Pelé num Santos 3 x 0 Corinthians, com três gols de Coutinho, em 1966.

Maradona, Di Stéfano, Puskas, Cruyff, Beckenbauer... Nenhum desses craques teve duelos Pelé x Garrincha no decorrer de suas carreiras. Alguém que servisse de referência para medir seu nível e atraísse a atenção de qualquer público.

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são assim.

Hoje é dia de Real Madrid x Barcelona.

É dia de Pelé x Garrincha.

O camisa 10 argentino é o maior artilheiro da história do Barça -Pelé é do Santos. O camisa 7 português é o quarto goleador de todos os tempos do Real, empatado com Puskas. Também é o único da lista com um gol por jogo em média -242 em 236 partidas. Raúl, Di Stéfano, Santillana e Puskas não conseguiram isso.

Cristiano Ronaldo e Messi enfrentaram-se 20 vezes em clássicos Real Madrid x Barcelona. Messi ganhou nove e fez dez gols. Cristiano Ronaldo só venceu cinco, mas marcou 12 vezes.

Os espanhóis usam uma palavra de seu vocabulário para expressar como se sentem a cada encontro: desfrutam. Os americanos dizem enjoy, as redes sociais chamam de curtir.

Em dezembro de 2011, o Real recebeu o Barcelona às 22h de um sábado chuvoso, três graus de temperatura. Havia 85 mil torcedores no estádio. No returno, o Camp Nou recebeu 99 mil torcedores num sábado, às 22h. Chovia!

Assisti àquele clássico num botequim ao lado do Camp Nou, porque não havia mais credenciais nem ingressos. Jogo terminado, vitória madridista, um grupo de barcelonistas brigou entre si. Quebraram o bar!

Há também motivos para justificar a ausência dos estádios. Na Espanha só se fala das razões para ir.

Cristiano Ronaldo tem 29 anos e Messi vai fazer 27. Um dia vai acabar, mas até lá Real Madrid x Barcelona será ainda mais global, atrairá mais súditos em qualquer lugar do planeta.

Talvez o Brasil não tenha curtido o suficiente os duelos Pelé x Garrincha porque valiam mais os campeonatos carioca e paulista. Em 1962, decidiram a Taça Brasil. O Botafogo venceu uma por 4 x 3, perdeu duas por 3 x 1 e 5 x 0 -dois gols de Pelé.

Zico x Roberto era um clássico, Bebeto x Romário um pouco menos. A última decisão Vasco x Flamengo com os dois em campo levou só 31 mil espectadores ao Maracanã.

Hoje, a tabela inexpressiva dos estaduais faz de Real x Barcelona o melhor evento de futebol para se ver aqui, no Brasil. Curta! Você é um cidadão do mundo globalizado. O futebol brasileiro é que não é.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página