Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

'Avô' do Barcelona promete raspar a barba se time conquistar a Liga dos Campeões

MARIANA BASTOS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BARCELONA

Barba branca, gorro vermelho, camisa do Barcelona estufada na barriga e bandeira do time em punho.

Há 30 anos, Joan Casals, 80, botou os pés no Camp Nou, estádio do clube, trajando esse figurino e foi confundido com um dos maiores símbolos do clube, o "Avi del Barça" (avô do Barça em catalão), personagem criado em 1924 por um cartunista local Valentí Castanys.

Casals aproveitou a oportunidade para personificar de vez a mascote do clube, cuja estátua ornamenta La Masia, a aclamada casa das categorias de base do Barcelona.

No Camp Nou, ele é tratado quase como celebridade. Enquanto falava com a Folha, foi interpelado inúmeras vezes por torcedores ávidos por uma foto.

Na última vez que esteve no estádio, no sábado, saiu um pouco preocupado. Para ele, a vitória de 3 a 1 sobre o lanterna do Espanhol, Betis, não foi nada convincente.

O Barcelona tem uma tarefa difícil nesta tarde, contra o Atlético de Madri, fora de casa, para ir às semifinal da Liga dos Campeões pelo sétimo ano consecutivo. Precisa de ao menos um empate por dois ou mais gols para se classificar já no tempo normal.

"Se jogarmos assim também contra o Atlético, que é uma equipe muito mais perigosa, vamos ser eliminados", alertou Casals, que hoje acompanhará seu time de coração pelo telão da penya (associação de torcedores) de Guardiola de Berguedà, pequena cidade de menos de mil habitantes onde vive. "Se ganharmos por 1 a 0 com gol de pênalti, já está bom."

Mesmo correndo o risco de descaracterizar seu personagem, Casals prometeu raspar a icônica barba branca caso o Barcelona ganhe a Liga dos Campeões, como fez nas conquistas de 2006, 2009 e 2011.

Fã dos jogadores do Brasil que defenderam o Barcelona, Casals fez questão de ressaltar sua admiração por um deles. "Vi muitos brasileiros jogarem bem: Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho. Mas Romário foi o que mais me marcou. Parecia que não se movia e, de repente, fazia um gol."

Nesta temporada, suas esperanças novamente recaem sobre um brasileiro. Diante da polêmica declaração do holandês Johan Cruiff sobre Neymar, Casals tomou partido do ex-atacante do Santos.

"Neymar não é o problema do Barcelona. Quem é o problema do clube é esse senhor Cruiff. Eu era seu fã quando era jogador, mas hoje não gosto de suas declarações. Neymar é um jogador que desequilibra, ainda que não tenha tido muita sorte aqui. Está se adaptando e triunfará."

NA TV
Atlético de Madri x Barcelona
15h45 Band, Globo e ESPN Brasil


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página