Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Exames nos 3 primeiros dias vão ditar preparação

COPA
Brasil teme cansaço muscular após fim de temporada na Europa

DOS ENVIADOS A TERESÓPOLIS

Os exames médicos que serão realizados nos três primeiros dias de concentração da seleção em Teresópolis determinarão o rumo da preparação física individual que cada atleta terá para a Copa.

A avaliação isocinética, por exemplo, analisa se há desequilíbrio muscular (diferença entre a força de uma perna para a outra). Esse desequilíbrio é uma das principais causas de lesões musculares.

Avaliando se há desequilíbrio, os preparadores físicos realizam reforço muscular específico para cada jogador.

Também haverá exames de sangue, que podem identificar fadigas musculares.

Como a maioria dos 23 jogadores (19) estão em final de temporada por atuarem fora do Brasil, há preocupação de que estejam com a musculatura cansada. A primeira avaliação geral, porém, foi positiva, segundo o coordenador técnico, Carlos Alberto Parreira, expert no assunto já que foi auxiliar de preparação física na Copa de 1970.

"Recebemos um grupo com jogadores que atuaram 20, 30, 45 partidas na temporada. E os testes serão feitos para analisar as necessidades individuais de cada atleta. De forma geral, o time não chegou desgastado", disse Carlos Alberto Parreira.

Na quarta (28), o preparador físico Paulo Paixão e o técnico Luiz Felipe Scolari dividirão a realização dos exames com trabalho com bola.

A bateria de exames prevê também a realização de testes com médico oftalmologista, otorrinolaringologista, cardiologista e ortopedista.

Os exames ortopédicos vão avaliar se algum jogador apresenta lesão. Neymar terá atenção especial já que em abril teve edema no pé esquerdo. O próprio jogador admitiu estar com o pé inchado.

O departamento médico terá cuidado especial com os exames do coração. Serão feitos testes de eletrocardiograma, ecocardiograma e ergo espirometria, que mede a capacidade cardiovascular.

Nesta semana, a psicóloga Regina Brandão também fará um relatório dos atletas. (BI, MR E SR)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página