Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Documentário mostra união de torcidas rivais

CINEMA
'Istanbul United' registra torcedores turcos com camisas de times em atos contra governo

RODOLFO LUCENA DE SÃO PAULO

Em 31 de maio de 2013, os ultras chegaram. Com camisetas coloridas, os fanáticos torcedores do Galatasaray, Fenerbahçe e Be?ikta?, super-hooligans famosos pela violenta rivalidade, se somaram aos manifestantes que ocupavam o parque Gezi, enfrentando a polícia turca.

Levaram seus gritos de guerra, sua experiência de combate, seu destemor. Cantavam: "Gás lacrimogêneo, Olé!", no ritmo das canções entoadas nos estádios. "Ombro a ombro contra o fascismo" era a palavra de ordem.

A inesperada solidariedade foi registrada em "Istanbul United", filme que será apresentado neste sábado (31) no Cinefoot, festival de cinema sobre esporte que vai até o dia 7 em São Paulo.

"A ideia surgiu quando vi a imagem de torcedores se unindo, cada um com a camiseta de seu time, todos sorrindo. Naquele momento eu percebi que alguma coisa muito especial estava acontecendo", diz o cineasta alemão Olli Waldhauer, codiretor do filme, em entrevista à Folha por e-mail.

Com seu parceiro Farid Eslam, Waldhauer foi imediatamente para Istambul e começou as filmagens. "Os primeiros ultras encontramos em seguida, umas duas horas depois de chegarmos", lembra. Com aquelas tomadas, fizeram um pequeno vídeo para captar recursos via internet.

"Conseguimos US$ 15 mil. Não foi suficiente para fazer o filme, mas não era essa a questão. Muita gente ficou entusiasmada."

O documentário combina entrevistas, imagens da torcida nos estádios e cenas de choques de manifestantes e ultras contra a polícia. "Conseguimos montanhas de material filmado pelos manifestantes", diz Waldhauer, 39.

O resultado nas telas, analisa ele, "é uma história de amor e ódio". "Ninguém amaria seu time, seu país ou sua religião se não fosse a existência de um outro lado."

Em Istambul, diz acreditar, houve algo especial: "Uma parte das três torcidas superou sua rivalidade em nome de um objetivo maior. Foi temporário, mas tenho certeza de que foi só o começo".

ISTANBUL UNITED
DIREÇÃO: Farid Eslam e Olli Waldhauer
PRODUÇÃO: Alemanha, 2014
ONDE: Espaço Itaú de Cinema (rua Augusta, 1.470 e 1.475)
QUANDO: Sábado (31/05), 19h
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página