Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Gandula na Copa, conterrâneo de Garrincha conhece o Maracanã

Matheus Silva dos Santos, 15, é um dos 445 jovens que se preparam para a função

DIANA BRITO DO RIO

A 14 dias da Copa, 445 meninos e meninas de idades entre 14 e 16 anos se preparam para entrar em campo como gandulas nos estádios das 12 cidades-sede do Mundial.

Desse time, 11 adolescentes vêm de áreas carentes do município de Magé, Baixada Fluminense, terra de Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha --célebre ponta-direita da seleção.

Cerca de 600 integrantes dos times masculinos e femininos que foram finalistas em um torneio de futebol organizado por um dos patrocinadores da Fifa concorreram às vagas de gandulas. Mas só foram selecionados os que tiveram melhor desempenho e comportamento em dois dias de testes físicos e de conhecimentos gerais sobre a função.

A partir do dia 7, eles passarão por novo treinamento da Fifa para o reconhecimento dos estádios onde se realizarão os jogos. As curitibanas, campeãs nacionais do torneio, participam do jogo de abertura da Copa, dia 12, no Itaquerão, em São Paulo.

Já os meninos de Santa Maria (RS), campeões da disputa, fecham o Mundial, no dia 13, no Maracanã, no Rio.

Pelo menos 37 adolescentes já acumulam a experiência da Copa das Confederações. Outros sequer tiveram a oportunidade de conhecer os estádios. O estudante Matheus Silva dos Santos, 15, entrou pela primeira vez com a equipe da Folha, no Maracanã, na tarde desta quinta (29).

Morador da favela Vila Serrano, em Fragoso, Magé, diz que nunca havia ido ao estádio por falta de condições financeiras. O pai é auxiliar de produção, a mãe é doméstica e o irmão mais velho está desempregado. Moram numa casa humilde de dois cômodos.

"Caraca, eu vou ao Maracanã", disse emocionado ao receber a notícia que seria fotografado pelo jornal no estádio. "É um momento de superação e vitória para mim depois de tudo que passei."

Na posição de volante e com o apelido do ex-jogador francês Thuram [Lilian Thuram] pela semelhança física, ele diz que joga bola desde os 5 anos, sonha em seguir carreira e ver de perto craques como Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi e Di María.

O estudante conta que, há cerca de três anos, trocou as noites de baile funk pelo futebol. No último ano, chegou a jogar no time juvenil do Botafogo, mas sofreu lesão na virilha, ficou afastado três meses e perdeu a vaga.

Lucas Nunes da Costa, 14, fã do ex-jogador de Portugal Figo, tampouco havia estado no Maracanã, e não esperava ser selecionado depois de se recuperar de um acidente. Ele havia caído da laje de casa.

"Agora tenho uma nova oportunidade de conhecer o Maracanã e insistir no meu sonho. Estou ansioso", afirmou o garoto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página