Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Seleção inicia maratona e reta final da preparação

Brasil vai hoje de Teresópolis a Goiânia, onde jogará contra o Panamá; viagens poderão somar 23 mil km se time for à final

BERNARDO ITRI MARCEL RIZZO SÉRGIO RANGEL ENVIADOS ESPECIAIS A TERESÓPOLIS

A seleção brasileira começa neste domingo (1º) a rodar o país em busca de seu sexto título mundial.

No início da noite, a delegação deixa a Granja Comary, em Teresópolis (RJ), rumo a Goiânia (GO), onde na terça (3) faz jogo amistoso contra a seleção do Panamá, no estádio Serra Dourada.

Caso se classifique como segunda colocada do Grupo A, a seleção fará, até uma eventual final da Copa, uma maratona em que estão previstas nove viagens, em até sete Estados diferentes.

O percurso total poderá chegar a mais de 23 mil quilômetros caso a seleção chegue à decisão, no dia 13 de julho, no Maracanã, no Rio.

Como primeira da chave, a seleção acabará viajando pouco mais de 21 mil quilômetros caso vá à final.

Com essa distância seria possível, por exemplo, ir do Rio até Tóquio (18,5 mil km), no Japão, e ainda voltar parte do caminho ao Brasil.

A delegação dos EUA, que terá os maiores deslocamentos da Copa, andará mais de 24 mil km caso chegue à decisão do Mundial.

Para o Brasil, somente no trajeto Teresópolis-Rio, serão 1.530 km em até 17 viagens --com a facilidade de ter o trecho de serra na estrada que liga as duas cidades fechado pela Polícia Rodoviária Federal somente para o deslocamento da carreata que acompanha a seleção.

O comboio é formado por um ônibus reserva, ao menos duas vans e uma ambulância do Corpo de Bombeiros, além de carros de escolta policial.

Na cidade serrana fluminense, que está a 90 km da capital, a seleção ficará concentrada no centro de treinamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pelo menos até a semifinal do Mundial, caso chegue até lá.

As duas primeiras viagens serão para os amistosos preparatórios. O primeiro trajeto, para Goiânia, terá que ser feito na antevéspera do jogo.

O motivo é que nesta segunda-feira (2), véspera do jogo, acontecerá o único treinamento aberto para os torcedores durante a preparação e participação da seleção na Copa do Mundo.

A Fifa exige ao menos um trabalho com presença gratuita de torcida, e a CBF optou por realizá-lo no estádio Serra Dourada.

A decisão se deu porque o CT em Teresópolis não há estrutura e também para evitar um deslocamento extra entre a cidade serrana e o Rio, onde o treino poderia ocorrer no estádio de São Januário.

"Toda a preparação foi feita para que os atletas possam se sentir cômodos", disse o coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira.

Por comodidade, a CBF optou por retornar a Teresópolis no mesmo dia dos jogos, em voo noturno fretado, seja nos amistosos --haverá um contra a Sérvia, no dia 6 de junho, em São Paulo--, seja nas partidas do Mundial.

Este foi um pedido especial da comissão técnica, para que os atletas já durmam no CT da Granja Comary e estejam descansados para os treinos do dia seguinte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página