Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Como foi em 50

Cartaz de 1950 promoveu a competição e o turismo

Apoiada em uma bola, a perna de um jogador, que utiliza uma meia com a bandeira das seleções filiadas à Fifa, serviu como chamariz para a Copa-50.

A imagem fazia parte do pôster daquele Mundial e ainda tinha em sua composição uma imagem do Pão de Açúcar, um dos cartões-postais do Rio.

O cartaz foi criado em junho de 1949, quase um ano antes do Mundial, aprovado após concurso realizado pelo governo federal.

Seu lançamento não foi um evento --o da de Copa-2014 foi divulgado com pompa. Mereceu breve menção nos jornais e nos rádios. Mas o papel do pôster de 1950 foi até mais importante do que o atual.

Exposto em vitrines das principais cidades do Brasil, chamou a atenção dos brasileiros para o torneio. No exterior, foi usado para estimular o turismo para o Rio, cidade da final.

MUNDIAL TAMBÉM TEVE SELOS COMEMORATIVOS
A Copa de 1950 estimulou o lançamento de selos temáticos, que tinham imagens do jogadores com a bandeira nacional, e também dos estádios, especialmente o Maracanã.

ARY BARROSO COMPÔS MARCHINHA DA COPA
O autor de "Aquarela do Brasil" foi responsável pela criação da música "O Brasil Há de Ganhar", tema do Mundial, que foi gravado por Lamartine Babo e Linda Batista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página