Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mundial inicia nova fase com gramados em xeque

Delegações e organização apontam problemas em seis dos oito estádios; empresas responsáveis culpam quantidade de treinos

LUCAS SAMPAIO DE CAMPINAS BERNARDO ITRI ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

A bola começa a rolar neste sábado (28) para as oitavas de final da Copa do Mundo com seis dos oito gramados sob críticas.

Maracanã, Mané Garrincha, Itaquerão, Mineirão e Fonte Nova foram alvo de reclamações de jogadores e técnicos na primeira fase do Mundial. Já o Beira-Rio preocupa a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local).

Um dos que não economizaram nas censuras foi o técnico do Irã, Carlos Queiroz.Após ser impedido de treinar na véspera do jogo contra a Argentina, sob justificativa de poupar o campo, ele fez reparos à grama do Mineirão.

Dias depois, também não pôde treinar na Fonte Nova antes da partida contra a Bósnia. E atacou: "Dez vezes pior que o Mineirão", disse, em menção ao gramado baiano.

Apenas Castelão, Arena Pernambuco e Beira-Rio não motivaram protestos --no Recife, EUA e Alemanha elogiaram a drenagem do campo após temporal na véspera.

Fifa e COL, no entanto, consideram o estádio de Porto Alegre o mais problemático --segundo a Folha apurou, por não ter tratado o gramado a contento e não ter maquinário para isso.

O Maracanã, pelo desgaste sofrido e pela quantidade de jogos que ainda receberá (três), também preocupa. O treino de reconhecimento de França e Equador no estádio foi vetado após a Bélgica reclamar do gramado na vitória sobre a Rússia no dia 22.

A medida não conteve os comentários. "[O gramado] poderia ser melhor", disse o volante francês Matuidi, após o empate sem gols com os equatorianos na quarta (25). O Itaquerão, que será palco de mais dois jogos, foi duramente criticado pelo técnico do Chile, Jorge Sampaoli.

"Está bem degradado", disse o treinador, antes do jogo contra a Holanda. "Não está do jeito que uma partida como essa merece."

O problema só não é maior porque quatro estádios já estão fora da Copa: as arenas Amazônia, Pantanal, das Dunas e da Baixada. Desses quatro, só a Arena das Dunas não foi criticada. Mesmo as fortes chuvas que atingiram Natal não afetaram o campo.

DESGASTE

Fifa e COL disseram não ter recebido reclamação oficial das seleções sobre os gramados. "De acordo com a equipe técnica responsável, os campos das 12 sedes encontram-se em boas condições de jogo", informaram.

A organização da Copa-14 afirmou que a preparação dos gramados "seguiu o mesmo padrão das Copas anteriores" e que "é natural um pequeno desgaste pelo pisoteio".

Dono do Beira-Rio, o Internacional negou problemas. "O estádio teve os oito treinos na véspera das partidas e permanece em perfeitas condições", disse Diana Oliveira, vice-presidente do clube.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página