Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Golaço põe a Colômbia no caminho do Brasil

James Rodríguez marca duas vezes e elimina o Uruguai, que voltou ao Maracanã na Copa

ITALO NOGUEIRA DO RIO RAFAEL REIS ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A adversária do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo é a melhor Colômbia da história da competição.

A vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai, neste sábado (28), dentro do Maracanã tão histórico para o rival, pôs a seleção pela primeira vez entre as oito melhores do torneio.

O feito que nem a geração de Valderrama e Rincón --ídolos colombianos que colocaram o país no mapa do futebol ao levá-lo às oitavas na Copa de 1990-- tem um responsável direto. O meia James Rodríguez, de 22 anos, do Monaco (França), já se credencia a craque da Copa.

Contra o Uruguai, balançou as redes duas vezes e assumiu a artilharia isolada da competição. Tem cinco gols, um a mais que Neymar, Messi e Thomas Müller. Mais que isso, fez um dos gols mais bonitos do Mundial até agora.

O lance ocorreu aos 28min do primeiro tempo e abriu o placar. De fora da área, recebeu a bola pelo alto, matou no peito, girou o corpo e bateu sem deixá-la cair no gramado. O chute saiu cheio de curva, ainda tocou nos dedos do goleiro uruguaio Muslera e no travessão e entrou.

"A gente tinha começado bem o jogo. Estávamos fazendo uma partida equilibrada, mas aí aconteceu o grande gol desta Copa", lamentou-se e se derreteu o técnico uruguaio, Óscar Tabárez.

Com a vantagem, a Colômbia se aproveitou do nervosismo de um Uruguai ainda tenso com o banimento de Luis Suárez do Mundial por morder o italiano Chiellini para mostrar suas outras armas.

O time dirigido pelo argentino José Pékerman mostrou que sabe tocar bem a bola e possui outros bons valores individuais além do jovem que virou sensação do torneio.

O segundo gol mostrou bem isso. Começou com Armero escapando pela esquerda e levantando a bola para o outro lado da área. Continuou com passe de cabeça de Cuadrado. E acabou com James tocando para as redes.

A assistência de cabeça foi o quarto passe para gol dado pelo lateral e meia da Fiorentina, que é desejado pelo Barcelona para depois da Copa.

Nenhum jogador deu tantas assistências nesta Copa quanto o colombiano. E nenhuma seleção anotou tantos gols no Brasil quanto a sua.

São 11 em quatro partidas. É principalmente graças à força ofensiva que a Colômbia se mantém com 100% de aproveitamento --o Brasil, o próximo adversário, venceu duas vezes e empatou outras duas.

GOLEIRO SEGURO

Mas a defesa também foi testada na vitória sobre o Uruguai. Ainda que meio no desespero, a Celeste se lançou ao ataque nos minutos finais e obrigou Ospina a mostrar que é um goleiro seguro.

Foram duas boas defesas. O arqueiro do Nice, da França, fechou o ângulo quando Maxi Pereira surgiu sozinho à sua frente e foi elástico para defender um chute perigoso de Cavani, que ficou isolado em campo sem Suárez.

"Estou muito feliz. Estamos fazendo história. É um sonho. Mas queremos fazer mais", afirmou James. O fazer mais que o craque colombiano tanto deseja é eliminar o Brasil de uma Copa jogada na casa dele. Um feito que só uma seleção conseguiu: o agora eliminado Uruguai, na final de 1950, no Maracanã.

"Sempre vamos respeitar o Brasil porque é uma grande equipe, que sempre passa por momentos difíceis em Copa e consegue superá-los. Mas não vou falar em favoritismo. Será uma partida nova", afirmou Pékerman.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página