Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Comemoração alemã gera reclamação de argentinos

DO ENVIADO A BERLIM DE SÃO PAULO

A festa alemã na chegada a Berlim, após a conquista do tetracampeonato mundial, provocou a ira de torcedores argentinos nas redes sociais.

Apoiadores da seleção de Messi reclamaram do comportamento de seis jogadores do time germânico no palco.

Weidenfeller, Mustafi, Schürrle, Klose, Götze e Kroos entraram no palco agachados cantando "somos gaúchos e gaúchos andam assim".

Na sequência, levantaram-se e passaram a cantar "e os alemães andam assim" --ou seja, de cabeça erguida.

"Gaúchos" é uma expressão usada não só para brasileiros nascidos no Rio Grande do Sul, mas também para argentinos e uruguaios.

"So gehen die 'Gauchos', a canção dos nazistas", escreveu em seu perfil no Twitter o argentino Gonzalo Díaz, que se diz torcedor do Racing.

"Para os que seguem comprando a história de que os alemães são educadinhos para festejar, vejam o que os jogadores cantavam na festa", publicou a atriz Celina Font.

O jornal "Olé" criticou dizendo que os alemães se achavam uma "raça superior".

O "so gehen die" é um canto tradicional em jogos na Alemanha. Não apenas a torcida da seleção, mas também as dos clubes costumam entoar a música após as vitórias.

O que muda na letra é o nome do adversário e o dos vencedores --Alemanha ou algum time, com o Bayern. No YouTube, é possível ver vídeos do canto entoado por torcedores do Hansa Rostock, do Hamburgo e da seleção na Euro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página