Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Insatisfação com a Copa volta a crescer no final

DE SÃO PAULO

A insatisfação do brasileiro com a realização da Copa do Mundo no país cresceu com o fim da competição, aponta a pesquisa Datafolha.

Comparado com o número obtido no levantamento anterior, realizado entre os dias 1º e 2 de julho, no meio do Mundial, o número de pessoas que responderam que a Copa traz mais prejuízos do que benefícios aos brasileiros subiu oito pontos, de 46% para 54%. Já os que acham que traz mais benefícios do que prejuízos caiu nove pontos, de 45% para 36%.

Esse número pós-Mundial é idêntico ao pré-Mundial. Em pesquisa realizada entre os dias 3 e 5 de junho, uma semana antes da abertura da Copa, 54% disseram que a Copa traria mais prejuízos do que benefícios aos brasileiros, e 36% mais benefícios.

"A pesquisa conseguiu medir o efeito do estado de ânimo do brasileiro durante a Copa, que fez com que tivesse uma aceitação maior durante a competição", avaliou Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha.

O aumento da insatisfação pode ter relação com o final desastroso da participação da seleção brasileira na Copa.

O envergonhamento com o desempenho da seleção aumentou muito depois da Copa e da goleada sofrida para a Alemanha por 7 a 1.

Antes e no meio do Mundial, 69% e 66%, respectivamente, estavam orgulhosos do time, e 15% e 22%, envergonhados. Depois do torneio, 77% estão com mais vergonha, enquanto apenas 16% com mais orgulho.

"Claro que o desempenho da seleção, a goleada histórica, baixa a empolgação do brasileiro", disse Paulino.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página