Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Projeto prevê cota de jovens na convocação da seleção principal

DE SÃO PAULO DO RIO

O coordenador das categorias de base da seleção, Alexandre Gallo, apresentou nesta quinta-feira (17) um projeto para que haja uma cota de jogadores jovens a serem convocados em cada partida da seleção principal.

A ideia visa a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, que permite apenas jogadores da categoria sub-23, com exceção de três veteranos a escolha do treinador. É provável que Gallo seja o comandante deste time daqui dois anos.

"Hoje, o ciclo olímpico tem quatro idades. A partir do ano que vem, o sub-20 só terá duas, então há um gap' (lacuna). Se estes jogadores, que foram campeões no Torneio de Toulon [em 2014], não forem galgados a seus times principais, vamos ter esse gap'. Eles não têm lastro de seleção porque ficam sem jogar a sub-20 e a principal. A ideia é levá-los para uma seleção olímpica/principal", explicou Gallo.

No ano que vem, atletas nascidos em 1993 e 1994 não terão idade para jogar o Mundial sub-20, que será disputado na Nova Zelândia, mas serão esses atletas que Gallo, ou outro técnico, terão que contar nos Jogos Olímpicos.

A avaliação do diretor da base é que os atletas perdem experiência internacional, e é importante que estejam com a seleção principal -- em 2015 há Copa América no Chile, entre junho e julho, e o início das Eliminatórias.

O presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, acha que entre 30% e 40% da convocação da seleção principal pode ter atletas jovens.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página