Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dunga volta a comandar seleção brasileira

FUTEBOL Decisão foi tomada neste fim de semana; técnico dirigiu Brasil na Copa de 2010, quando equipe caiu nas quartas

BERNARDO ITRI DO PAINEL FC SÉRGIO RANGEL DO RIO

O gaúcho Carlos Caetano Bledorn Verri, popularmente conhecido como Dunga, é o novo técnico da seleção brasileira de futebol.

Sua apresentação está marcada para esta terça (dia 22), no Rio. O treinador de 50 anos já deve comandar o time nos primeiros amistosos após a Copa, em setembro, nos EUA.

O presidente da CBF, José Maria Marin, e seu sucessor, Marco Polo Del Nero, conduziram pessoalmente a contratação de Dunga. Os três se reuniram pelo menos duas vezes nos últimos dias em São Paulo, onde Marin e Del Nero moram. As negociações foram concretizadas neste final de semana.

Dunga e a cúpula da CBF passaram as últimas horas discutindo qual será a formação da nova comissão técnica da seleção, uma vez que todo o estafe que participou da Copa de 2014 foi dispensado pela confederação.

A expectativa é que, na terça, ao ser apresentado na sede da CBF, Dunga anuncie a sua comissão, que passará a trabalhar com ele focando a Copa da Rússia de 2018.

A chegada do técnico tem o aval também do novo coordenador de seleções da confederação, Gilmar Rinaldi.

O ex-goleiro e ex-empresário estava ao lado de Dunga na Copa de 1994, quando o Brasil sagrou-se campeão, e foi apresentado na semana passada com a proposta de reformular as seleções de base e a equipe principal.

Antes de fechar com a CBF, Dunga tinha alinhavado um acordo para comandar a seleção da Venezuela. Mas, a partir do convite para voltar à seleção brasileira, o treinador abdicou do contrato com o time do país vizinho.

O retorno de Dunga à seleção acontece quatro anos após a sua demissão. Assumiu o Brasil em 2006, após a eliminação nas quartas na Copa da Alemanha (o técnico era Parreira) e conquistou a Copa América-2007 e a Copa das Confederações-2009.

No Mundial da África do Sul, em 2010, viu seu time ser eliminado pela Holanda, também nas quartas de final.

À frente da seleção de novo, Dunga terá a missão de promover uma reformulação no time que jogou a Copa de 2014. Muitos nomes do time de Felipão, como o goleiro Júlio César, não terão condição de atuar na Copa russa.

A chegada de Dunga mantém os gaúchos no comando da seleção. Felipão, técnico na Copa no Brasil, e Mano Menezes, que dirigiu o time de 2010 a 2012, também nasceram no Rio Grande do Sul.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página