Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Técnico atribui sucesso do Cruzeiro à continuidade

BRASILEIRO
Com Marcelo Oliveira, time repete melhores momentos de 2013

LUIZ COSENZO RAFAEL VALENTE DE SÃO PAULO

Aos 59 anos, Marcelo Oliveira diz não ter segredos. Nem sobre o que deseja da carreira de treinador, que ainda não vê no ápice, nem sobre seu Cruzeiro, atual campeão e líder do Brasileiro, e que enfrenta o Criciúma, neste sábado (9), em Criciúma.

À Folha, o técnico atribuiu o sucesso do clube mineiro à continuidade do trabalho iniciado no final de 2012 e cujos primeiros frutos foram colhidos no Brasileiro de 2013.

O Cruzeiro foi campeão com quatro rodadas de antecedência após liderar o torneio em 27 das 38 rodadas. Na atual edição, já tem quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder, o Fluminense, possui o melhor aproveitamento como visitante e o melhor ataque em 13 rodadas desde 2003, quando iniciou a fórmula de pontos corridos.

Em um momento de críticas à baixa qualidade do Brasileiro em contraste com o que se viu na Copa, o Cruzeiro de Marcelo Oliveira aparece como uma exceção.

"[O sucesso] É uma combinação de vários fatores. No Cruzeiro, foi importante a manutenção do elenco e da comissão técnica. A diretoria trouxe reforços pontuais. Temos dois jogadores por posição", disse, por telefone.

Se vencer hoje, em Santa Catarina, o time mineiro vai melhorar mais seus números.

Terá a melhor campanha até a 14ª rodada desde 2003. Igualará os 32 pontos de Fluminense (2010), Corinthians (2011) e Atlético-MG (2012), mas os superará no saldo.

Para repetir a dose de 2013, Oliveira estabeleceu a meta de terminar o primeiro turno com 40 pontos --mesma marca de 2013. Já conquistou 29 e ainda terá mais seis jogos.

De acordo com o técnico, os principais rivais na briga pelo título são Corinthians, Fluminense, Internacional, São Paulo e Atlético-MG.

Apesar do título e da campanha atual no Brasileiro, nem tudo é perfeito. Oliveira também tem suas frustrações e tira lições delas.

A principal foi a queda nas quartas de final da Libertadores-2014, no Mineirão, para o hoje finalista San Lorenzo.

"O Cruzeiro tinha condições de ser campeão. Falhamos em momentos decisivos", explicou o treinador.

Marcelo Oliveira é também o retrato da paciência. Campeão de seu primeiro torneio relevante aos 59 anos, o treinador não está preocupado com o futuro. Seja em renovar com o Cruzeiro, com quem tem contrato até o final do ano, ou em receber uma oportunidade na seleção.

"A seleção é o ápice. Tudo acontece no momento certo. A única coisa que penso neste momento é no Cruzeiro."

NA TV
Criciúma x Cruzeiro
18h30 SporTV


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página