Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Corinthians de Mano se iguala ao de Tite na defesa

BRASILEIRO
Como em 2013, time se destaca pelo poder de marcação

ALEX SABINO DE SÃO PAULO

A torcida perdeu a paciência com Tite no ano passado muito em parte porque o Corinthians concentrava sua força no setor defensivo. Agora, com Mano Menezes no comando, o desempenho é praticamente o mesmo.

A campanha da equipe no Campeonato Brasileiro de 2014 é quase fotocópia da realizada em 2013 pelo ex-técnico corintiano. A começar pela defesa, a melhor da competição. São seis gols sofridos depois de 14 rodadas.

Neste sábado (16), às 21h, o Corinthians pode se igualar em pontos ao líder Cruzeiro. Basta derrotar o Bahia no Itaquerão --mesmo palco em que o time venceu por 3 a 0 a equipe baiana pela Copa do Brasil, no dia 23 de julho.

"Se você olhar, nos últimos anos, o Corinthians tem essa característica. Essa é a força da equipe", lembra Fábio Santos, titular desde a saída de Roberto Carlos, em 2011.

O ataque fez três gols a mais que no Campeonato Brasileiro do ano passado (13 a 16). Muita força na marcação pode parecer chato aos olhos dos espectadores, mas costuma dar bons resultados.

"Se você olhar os outros torneios, os times que são campeões são os de melhor defesa. Estamos no caminho certo", completa Elias, que chegou ao Parque São Jorge no início do ano, mas só pôde estrear após a Copa.

Elias tem razão. Em dez das 11 edições do Brasileiro de pontos corridos, a melhor defesa ficou entre os quatro primeiros colocados. Curiosamente, a única vez que isso não aconteceu foi com o próprio Corinthians em 2013, quando teve a melhor retaguarda, mas terminou o torneio na décima posição.

Nas principais ligas da Europa, essa é a regra. Atlético de Madrid (Espanha), Juventus (Itália) e Bayern de Munique (Alemanha) ficaram com os títulos na última temporada e foram os times que sofreram menos gols. Na Inglaterra, a melhor defesa foi a do Chelsea, que terminou em 3º.

Como fez questão de lembrar Fabio Santos, foi dessa maneira que o Corinthians ganhou os principais troféus de sua história. Faturou a Libertadores de 2012 sendo vazado apenas quatro vezes em 14 jogos. No Mundial, venceu suas duas partidas na competição pelo placar mais magro possível: 1 a 0.

E O ATAQUE?

"A nossa defesa está bem acertada. Precisamos equilibrar e perceber o que temos que fazer para melhorar o desempenho na frente", disse Mano Menezes.

O comentário revela a necessidade de fazer mais gols. Com 16 anotados, o time alvinegro tem apenas o sétimo melhor ataque do Brasileiro.

Durante a Copa, aliás, os reforços contratados pelo Corinthians tinham mais vocação ofensiva: Lodeiro e Romero. Apenas Anderson Martins chegou para a zaga.

"Só o Cruzeiro, no Brasil, faz quatro ou cinco gols por partida. Mas acredito que até o final do ano ou em 2015, nós estaremos no mesmo patamar", prometeu Elias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página