Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vinda de clubes da Itália incentivou a criação do Palestra

Até 1914, o Brasil já havia sido visitado por times da África do Sul, da Argentina, da Escócia, da Inglaterra e do Uruguai. Mas a Itália ainda não havia sido representada.

A colônia italiana representava mais de 30% da população de São Paulo. Não havia um clube de futebol na cidade que pudesse simbolizar seus imigrantes, como ocorria com os alemães (Germânia), os ingleses (SPAC) e os portugueses (Lusitano).

Isso mudou com a visita dos times italianos Pro Vercelli e Torino, em agosto daquele ano. A excursão inspirou a fundação do Palestra Itália, no dia 26 daquele mês.

A vinda de dois times italianos foi motivada pela cisão no futebol paulista, que a partir de 1913 passou a ter duas ligas e dois campeonatos.

A LPF (Liga Paulista de Futebol), criada em 1901, fez um convite ao Torino, vice-campeão da Itália em 1907.

Ao saber da iniciativa da rival, a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos) chamou a Pro Vercelli, então cinco vezes campeã italiana.

A Pro Vercelli chegou a São Paulo no dia 2 para seu primeiro jogo. Perdeu por 1 a 0 para um combinado Paulistano/Wanderes. A sequência de jogos também não foi vitoriosa. Perdeu mais duas vezes e empatou outras duas.

Já o Torino chegou a São Paulo no dia 6 de agosto. Disputou seis jogos e venceu todos. Dois deles foram contra o Corinthians: 3 a 0 e 2 a 1.

A colônia italiana em São Paulo se empolgou com a vinda dos times. E usou o jornal "Fanfulla", uma publicação vinculada aos italianos que moravam na cidade, para impulsionar um novo clube.

O primeiro incentivador foi o jornalista Vicente Ragognetti, um dos quatro responsáveis pela criação do Palestra Itália. Ele publicou uma carta com título "Pela formação de um quadro italiano de futebol em São Paulo", no qual clamava pela união de italianos e descendentes.

Cinco dias depois, mais de 30 pessoas reuniram-se para discutir a ideia. Estava formada a primeira diretoria. No dia 26, foi assinada a ata de fundação do Palestra Itália.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página