Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sucessão de zebras assusta os times da elite em torneio

COPA DO BRASIL
Em 2014, pequenos já eliminaram 9 equipes da Série A

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

O América-RN luta contra o rebaixamento para a terceira divisão, mas já despachou o Fluminense da Copa do Brasil e irá eliminar também o Atlético-PR mesmo que perca nesta quarta (3) em Curitiba por dois gols de diferença.

O Bragantino é outro que sonha com a permanência na Série B e que parece outro time no torneio mata-mata.

A equipe paulista passou pelo Figueirense, derrubou o São Paulo dentro do Morumbi e tem a vantagem do empate no segundo confronto das quartas de final contra o Corinthians, também nesta quarta, já que venceu a primeira partida por 1 a 0.

Os exemplos acima mostram como a Copa do Brasil se transformou em 2014 no pesadelo da elite nacional. E no paraíso para os azarões.

Nove dos 20 clubes da Série A foram eliminados por equipes que estão fora da primeira divisão antes mesmo de chegarem às oitavas de final. E mais três estão seriamente ameaçados de queda.

Além de Atlético-PR e Corinthians, o Botafogo também terá de reverter desvantagem para avançar às quartas. Os cariocas perderam em casa para o Ceará por 2 a 1.

O único time da Série A que largou na frente contra um clube de outra divisão nas oitavas foi o Cruzeiro, líder do Brasileiro, que aplicou 5 a 0 no alagoano Santa Rita, que não está em nenhuma das quatro divisões nacionais.

Apesar de a Copa do Brasil ainda estar nas oitavas, o número de eliminações de equipes da primeira divisão por quem está fora da elite já é o maior em nove edições.

Em 2005, ano em que o Paulista de Jundiaí, então na Série B, conquistou o título, o Ceará disputou as semifinais e Treze (PB) e Baraúnas (RN) sobreviveram até as quartas, foram 13 zebras.

Naquele ano, a Série A tinha dois clubes a mais que hoje, mas times que disputavam a Libertadores não podiam jogar a Copa do Brasil.

Já em 2014, as eliminações de grandes começaram já na primeira rodada. O Criciúma parou no Londrina (PR), o Vitória foi batido nos pênaltis pelo J. Malucelli (PR) e o Goiás foi tirado da competição pelo Botafogo (PB).

NAS QUARTAS

O ABC, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, é o primeiro classificado para as quartas de final.

O time do Rio Grande do Norte bateu o Vasco, que também disputa a divisão de acesso, por 2 a 1, em Natal.

Como havia empatado o jogo de ida, no Rio, por 1 a 1, garantiu sua vaga na próxima fase da competição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página