Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caso raro

Fábio Santos, lateral do Corinthians, integra grupo de elite, os que permanecem por 4 anos como titulares em um dos grandes

ALEX SABINO DE SÃO PAULO

Hoje é fácil dar risada. Em fevereiro de 2011, Fábio Santos não achou tanta graça.

Ele era um dos jogadores que a torcida corintiana queria fora do clube imediatamente, ainda que ele tivesse atuado em só duas partidas.

O problema foi que a segunda delas havia sido traumática. A derrota para o Tolima, na Colômbia, eliminou a equipe ainda na pré-Libertadores daquele ano.

"Voltei para o Brasil, após aquele jogo, com a certeza de que nunca mais vestiria a camisa do Corinthians", confessa o lateral esquerdo à Folha.

Estava errado. Ele voltou a colocar o uniforme do time mais 176 vezes. Com o contrato acertado para ficar no Parque São Jorge por mais um ano, o lateral se torna uma espécie difícil de encontrar no futebol brasileiro. Vai para a quarta temporada consecutiva como titular em um dos grandes do país.

Junta-se a um clube restrito, em que estão, por exemplo, Rogério Ceni (São Paulo), Edu Dracena (Santos) e Léo Moura (Flamengo).

"Sou caso raro, não sou? Se há algum tempo você me dissesse que eu ficaria tanto tempo no Corinthians, diria que estava louco", diz ele.

Após o vexame contra o Tolima, Fábio Santos ganhou quase todos os títulos possíveis. Foi campeão brasileiro naquele 2011. Ganhou a Libertadores e o Mundial em 2012. Levantou a taça do Paulista e da Recopa em 2013.

Muito para quem foi contratado para ser apenas um reserva para Roberto Carlos.

"Passei por vários clubes. Mas acho que, daqui a alguns anos, quando eu pendurar as chuteiras, ficarei marcado como jogador do Corinthians".

Quem acompanha futebol escuta o nome de Fábio Santos há tanto tempo que chega a ser surpreendente observar sua ficha e perceber que tem só 28 anos. É um lateral que já passou por três continentes (América do Sul, Europa e Ásia). Esteve no Grêmio, Santos, São Paulo...

"As pessoas nem se lembram que eu fui revelado pelo São Paulo. Fui criado lá. Cheguei com 11 anos de idade, estreei no profissional aos 17, jogando Libertadores como titular", relembra o atleta paulistano.

Eloquente como poucos no elenco de Mano Menezes, Fábio cria uma linha de raciocínio para mostrar que tudo o que aconteceu em sua carreira foi uma caminhada para chegar ao Corinthians, o que ele levou mais de três anos para perceber.

Foi crucificado no São Paulo após erro contra o Once Caldas (COL), na Libertadores de 2004. Passou discretamente por Cruzeiro, Monaco (FRA) e Santos. Apareceu como revelação e depois teve passagens esquecíveis por diferentes equipes. Abraçou o sucesso e viu o fracasso.

"Houve o lado bom disso. Amadureci rapidamente. O lado ruim foi que não estava preparado para tanta pressão. Não me empolgo demais com a vitória e não fico muito para baixo com a derrota."

O segredo para tanto tempo como dono da posição em um dos grandes do país está concentrado em somente uma palavra: consistência.

"Não tiro nota 10, mas nunca tiro 5. Você tem de ficar ali no meio, com regularidade. Importante é estar jogando. E desde que cheguei ao Corinthians, sempre joguei."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página