Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Red Bull mira tri no Mundial por equipes

F-1
Em Abu Dhabi, escuderia pode ganhar 3º título consecutivo a três corridas do fim da temporada

Srdjan Suki/Efe
Vettel participa de treino no circuito de Yas Marina
Vettel participa de treino no circuito de Yas Marina
TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A ABU DHABI

Sem chances de ver Sebastian Vettel selar a conquista do Mundial de Pilotos da F-1 neste final de semana, o foco da Red Bull em Abu Dhabi é assegurar, com três corridas de antecipação, seu terceiro título seguido de construtores.

Para juntar-se a Ferrari, Williams e McLaren como únicas equipes a conseguir tal feito na história da categoria, a matemática é simples para o time austríaco. Basta que seus dois pilotos estejam no pódio no GP de amanhã, com largada às 11h (de Brasília).

"Sem dúvida seria muito especial se a gente ganhasse este campeonato aqui em Abu Dhabi, mas para isso nós precisamos ter um final de semana forte", declarou Vettel, que possui 13 pontos de vantagem sobre Fernando Alonso no campeonato de pilotos.

Pelo que se viu durante esta temporada, para atingir seu objetivo, o trabalho da Red Bull tem que começar hoje, também às 11h, na sessão que vai definir o grid de largada da antepenúltima etapa do campeonato deste ano.

Devido às novidades que incorporou em seu RB8 a partir do GP de Cingapura para tentar diminuir o efeito da proibição do escapamento aerodinâmico nesta temporada, tanto Sebastian Vettel quanto Mark Webber dependem de uma boa posição no grid de largada para que o carro "funcione" e eles consigam fazer uma boa corrida.

Isso porque, para tentar ganhar a performance perdida com a proibição do sistema que dava mais estabilidade aos carros, a equipe ficou com um modelo que não possui boa velocidade de reta.

Consequência disso, pode ficar vulnerável durante a corrida se os rivais puderem acionar a asa móvel para fazer ultrapassagens. O sistema só pode ser utilizado quando o carro da frente está no máximo um segundo adiante.

Justamente por isso, largar na frente e logo abrir vantagem é fundamental, pois o dispositivo só pode ser acionado após a segunda volta.

Não por coincidência, nas três últimas corridas, quando fechou a primeira fila do grid em todas, a Red Bull conquistou três vitórias, uma segunda e uma terceira colocação.

Para Christian Horner, chefe da escuderia, no entanto, apesar de o momento ser favorável, não é hora para "baixar a guarda". Pelo contrário.

"Vimos que as circunstâncias na F-1 mudaram rapidamente durante este ano, tanto em termos de pilotos quanto de equipes, por isso não há espaço para sermos complacentes", afirmou o dirigente.

"Estamos determinados a tirar o máximo possível deste fim de semana. No que isso vai resultar, veremos no domingo", completou Horner.

NA TV
Treino de classificação para o GP de Abu Dhabi
11h Globo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página