Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atraso em entrega de sedes reforça Recife

2013
Arena Pernambuco tem evento-teste marcado antes do Maracanã, que já está garantido na competição

BERNARDO ITRI DO PAINEL FC MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

O atraso na entrega dos estádios do Maracanã, no Rio, e da Fonte Nova, em Salvador, enfraqueceu o argumento da Fifa de excluir Recife da Copa das Confederações, em junho de 2013, principal evento antes da Copa-14.

A entidade máxima do futebol exige que dois jogos-testes sejam feitos em cada estádio antes da competição -havia o temor de que a Arena Pernambuco não estivesse pronta a tempo.

Segundo a Folha apurou, Recife fará seu primeiro jogo no dia 14 de abril, 11 dias antes de evento similar no Maracanã e dois meses antes do início da competição, em 15 de junho do ano que vem.

A Fonte Nova passará por um teste semelhante apenas em março de 2013.

As datas dos testes estão sendo usadas pelo governo de Pernambuco como argumento para manter o estádio na Copa das Confederações. A Fifa só vai oficializar as sedes que receberão o torneio amanhã, em São Paulo.

Como outras cidades concluirão seus estádios ao mesmo tempo que Recife, pessoas com trânsito na Fifa afirmam que não faz sentido a entidade vetar a arena.

O argumento é que qualquer atraso na entrega dos estádios do Rio e de Salvador seria motivo para Pernambuco questionar a decisão da Fifa. "Estou convicto de que estaremos na Copa das Confederações. Devemos entregar antes de outros estádios", afirmou Marcos Lessa, diretor-presidente do consórcio Arena Pernambuco.

Como a Folha revelou ontem, Recife alterou o projeto de construção da arena para acelerar a obra, o que ocasionou mudanças no projeto da fachada e da cobertura.

"Fizemos 100% do que foi acordado para que Recife estivesse dentro", disse Lessa.

O número de operários, por exemplo, passou de 2.000 para 4.300. Para liberar o quanto antes a área que receberá o gramado, máquinas passaram a trabalhar no lado de fora do estádio. Em setembro, a Fifa demonstrou preocupação com a questão.

Recife fechou outubro com 70,5% das obras concluídas, praticamente o mesmo percentual que o Maracanã, que, em medição do último 11, estava com 70%. Salvador acabou o mês passado com 80%.

A capital baiana viveu situação semelhante à de Recife, ao ser incluída na Copa das Confederações em 2011 após as quatro outras sedes (Rio, Fortaleza, BH e Brasília). A entrega do Maracanã estava prevista para dezembro deste ano, mas foi adiada para fevereiro de 2013.

Da desativação do canteiro de obras até o jogo-teste, o prazo gira em torno de 60 dias, quando são finalizados o gramado e os setores de hospitalidade para convidados, patrocinadores e mídia.

Documento da Fifa com data de 24 de outubro que destrincha como será o evento do sorteio dos grupos da Copa das Confederações inclui Recife entre as sedes ao citar que o vídeo da capital está incluído no show.

O COL (Comitê Organizador Local) teme repercussão negativa caso haja exclusão de alguma sede. A avaliação foi passada pelo presidente do COL, José Maria Marin, ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em encontro realizado anteontem.

Campos, fortalecido com o avanço de seu partido, o PSB, nas eleições municipais, trabalha desde o ano passado para confirmar Recife.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página