Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fifa teme roubos, alagamentos e homofobia em SP

COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Relatório sobre segurança mostra preocupação com o impacto na mídia de incidentes

JUCA KFOURI COLUNISTA DA FOLHA MARTÍN FERNANDEZ DE SÃO PAULO

A Fifa tem medo da violência de São Paulo. E da homofobia, e do risco de enchentes. E, mais do que tudo, do impacto negativo que esse tipo de incidente pode gerar.

As revelações estão no relatório "Gestão de Segurança - Cenários e Análise de Risco", a que a Folha teve acesso com exclusividade.

O documento, de 76 páginas, produzido pelo COL (Comitê Organizador Local), faz um diagnóstico detalhado dos riscos que a cidade pode oferecer ao sorteio da Copa das Confederações, a ser realizado em 1º de dezembro.

O relatório trata mais especificamente da região dos Jardins e da zona norte, onde ficam, respectivamente, os hotéis a serem usados pela Fifa e o centro de convenções do Anhembi, onde será o sorteio da Copa das Confederações.

Nas "considerações finais" do documento, fica clara a preocupação da entidade com a imagem do evento.

"Os riscos relacionados à criminalidade devem ser enfatizados, especificamente furtos e roubos que podem afetar os participantes do evento", diz a página 62.

E prossegue: "Roubos de laptops, material de fotografia e de mídia em geral e violência contra participantes em volta dos hotéis ou do Parque Anhembi podem influenciar negativamente a imagem da organização".

O COL se baseia em dados de três delegacias de São Paulo para traçar um panorama das regiões que a Fifa mais frequentará naquela semana.

Sobre os Jardins, a pág. 10 do documento diz: "Especialmente a região do parque Trianon apresenta incidência de crimes praticados por grupos homofóbicos, contra homossexuais e prostitutas, frequentadores da região."

O bairro de Santana (zona norte), onde fica o Anhembi, tem, segundo o relatório "zonas de prostituição, alagamentos, pichações e um grande número de sem-teto."

O COL usou dados de julho deste ano para basear suas conclusões sobre violência.

A reportagem procurou a Fifa e o comitê para que se pronunciassem a respeito da recente onda de violência em São Paulo. As entidades não quiseram comentar o tema.

É possível notar também grande preocupação com enchentes e alagamentos.

A entidade cita até reportagem da Folha, de 8 de março de 2011, sobre o aumento no número de pontos de alagamento na marginal Tietê.

"O tempo de deslocamento pode aumentar por causa dos alagamentos causados pelas intensas chuvas que normalmente devastam a cidade de São Paulo em dezembro", aponta o relatório.

"O lobby do centro de convenções também tem histórico de alagamentos."

O sorteio ocorre no dia 1º de dezembro, sábado, mas haverá outros eventos da Fifa durante toda semana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página