Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Consulado alerta contra 'jeitinho brasileiro'

CORINTHIANS
Guia para torcedor recomenda não batucar no metrô nem soltar fogos nos estádios

LUCAS REIS DE SÃO PAULO

O Consulado-Geral do Brasil em Tóquio elaborou o "Guia do Torcedor", destinado aos brasileiros que pretendem viajar ao Japão em dezembro para acompanhar o Corinthians no Mundial.

Entre dicas de hotéis, restaurantes, transporte e pontos turísticos, o consulado alerta sobre a conduta no país. "O japonês é avesso a mal-entendidos, não tem atitudes violentas e não lança mão de artifícios para resolver problemas", informa a cartilha. "Não existe o 'jeitinho brasileiro' no Japão."

O guia, divulgado no site do consulado na seção "Corinthians no Japão", também fala sobre a atitude da torcida nos estádios, apresenta mapas das linhas ferroviária e metroviária e ensina regras locais de etiqueta.

"Evite falar alto nos transportes públicos, batucar ou tocar qualquer tipo de instrumento. Você pode ser retirado do local", diz o documento, que traz uma lista do que não fazer nos estádios, como sentar fora de cadeiras ou arquibancadas, pular em cima das cadeiras e se pendurar em alambrados e muretas.

A expectativa da Fifa é que 20 mil corintianos possam visitar o Japão no mês que vem. Segundo perfil institucional lançado pelo Corinthians em três idiomas -inclusive japonês-, a expectativa é de 15 mil pessoas.

RETORNO

O atacante Emerson voltou a treinar com bola ontem, quase um mês após se afastar devido a uma lesão no joelho direito. Mas o jogador não enfrentará o Coritiba no sábado no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.

A expectativa do clube é que Emerson volte a jogar no dia 18, contra o Internacional, pela antepenúltima rodada do Nacional. Assim, o atacante teria apenas três jogos -Internacional, Santos e São Paulo- de preparação para o Mundial de Clubes.

Enquanto isso, Tite continua a testar formações diferentes no ataque corintiano. No treino de quarta-feira, o técnico escalou Jorge Henrique ao lado do peruano Guerrero e do argentino Martínez, que, segundo o lateral Fábio Santos, desculpou-se internamente pelas cobranças que fez semana passada.

O atacante argentino disse, em entrevista coletiva, que deixará o Corinthians caso não seja titular em 2013.

"Óbvio que não foi legal a declaração, mas ele explicou para gente o que ele quis dizer. A gente entendeu, é natural. Ele disse que quer estar no Mundial em 2014", declarou Fábio Santos ontem.

"Conversei com ele, isso não repercutiu negativamente no elenco. O clima está tão tranquilo que às vezes uma declaração vira polêmica. Mas o elenco está tão unido que isso acaba sendo resolvido tranquilamente", contou.

Com 50 pontos, o Corinthians cumpre tabela no Brasileiro, mas Tite tem usado as partidas da reta final para definir o time titular que buscará o título no Japão. O time estreia no dia 12 de dezembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página